Convenhamos, somos apaixonados por nossos jogos de tabuleiros, mas a verdade é que às vezes alguns deles acabam sendo repetitivos ou até limitados. Há quem diga que existem jogos criados apenas para vender expansões. Mas, em alguns casos, essas expansões são desenvolvidas a fim de melhorar a experiência ou tornar o jogo mais desafiador, ou até mesmo eliminar ou reduzir bastante a repetitividade. Então, separamos hoje 5 jogos que precisam de expansão para dar um Up na jogatina.

1) Eldritch Horror

Vocês que seguem a LT sabem que esse é o nosso xodó. Mas, se você também é fã do universo do Terror Cósmico do Lovecraft, sabe que se uma partida de Eldritch se estender acaba ficando repetitivo por conta das 122 cartas de encontro. E como melhorar isso? Apenas com as expansões. Eldritch conta com 8 expansões até o momento, e tem previsão de virem mais por aí. Independentemente da sua escolha, qualquer uma é bem-vinda. Selecionamos aqui duas em particular: Vestígios Estranhos e Sob as Pirâmides. A primeira foi nossa mais recente aquisição e a segunda por adicionar mais um tabuleiro à mesa, uma boa quantidade de cartas ao jogo e 8 novos investigadores, a fim de deixar se jogo mais divertido e desafiador.

2) Lords of Waterdeep

Se você ouviu o nosso CorujaCast, ouviu falarmos um pouco sobre LoW, e se prestou bastante atenção, percebeu que falamos sobre Scoundrels of Skullport, que nada mais é que um pack com duas expansões para o jogo. Uma delas é a Skullport que adiciona o recurso de Corrupção ao gameplay (as famosas caveirinhas) que faz o jogo ficar bem mais tenso e mais um tabuleiro, e temos também Undermountain que além de também trazer mais uma área ao tabuleiro, traz muitas outras quests, cartas de intriga e a possibilidade de um sexto jogador entrar na brincadeira. Assim como o Sr. Coelho disse, essa expansão é quase obrigatória pois, além de expandir a possibilidade de 6 amigos se digladiarem, temos novas formas de obter recursos, diminuir a pontuação do colega e aumentar a imersão ao jogo.

3) 7 Wonders

7 Wonders foi o primeiro Board Game moderno de muita gente e, nas primeiras vezes jogadas, é um jogo bem divertido. Mas com o tempo, a rejogabilidade diminui bastante a emoção e empolgação acompanham esse declínio. Sendo assim, a fim de tirar esse jogo da sua estante, trouxe aqui duas expansões essenciais. A primeira delas é a Líderes que adiciona várias cartas ao jogo base, e 36 cartas de Líderes que mudam, e muito, a jogatina. Temos também mais uma maravilha “A antiga cidade de Roma” e mais moedas. A segunda expansão é a Cidades, e essa é sensacional, pois permite que possamos jogar em 8 pessoas, duas novas maravilhas, novos líderes e um novo tipo de carta: As cartas pretas, que possuem uma variedade de efeitos, dentre os quais destacam-se as cartas de diplomacia, que eliminam conflitos militares, e as cartas de dívidas.

4) Barony

Falamos de Barony aqui no blog recentemente e, se você ficou com preguiça de ler eu resumo para você: Barony é um jogo top! Mas, mesmo um bom jogo precisa de uma ou outra melhoria. A expansão Sorcery traz uma sexta ação ao jogo a “Mágica” que permite lançar poderosos feitiços ao longo do jogo. Essa expansão traz também as “Fontes de Mana” que irá trazer mais conflito ao jogo e novas áreas a serem dominadas. Sorcery permanece fiel ao jogo base e esses novos elementos não acrescentam sorte para o jogo, abrindo possibilidades para os jogadores para dobrar as regras, o que aumenta ainda mais a tensão no tabuleiro. Essa expansão também acrescenta componentes para um quinto jogador, tornando-se indispensável.

5) Colonizadores de Catan

Para encerrar nossa lista de hoje, trago aqui o nosso outro queridinho, o saudoso Catan, que é um jogo maravilhoso, mas que consegue ficar ainda melhor. Para tal, cito duas expansões, sendo elas Navegadores e a expansão para 5 ou 6 jogadores. Em Navegadores, temos a possibilidade de criar e construir rotas navais, aumentar o tabuleiro com mais espaços de água e duas pequenas ilhas com mais recursos. A segunda expansão dispensa apresentações, já que o próprio nome dela já diz sua função, sendo um contraponto a nossa versão do Catan de Dois. A diferença aqui é que há uma nova regra onde temos uma rodada de construção, no final de cada turno, em que qualquer jogador pode construir.

Antes de finalizar de vez, gostaria de deixar uma menção honrosa a Dixit e suas várias expansões que trazem mais cartas com muitos outros desenhos de diversos artistas diferentes. Gostaria de citar três aqui em especial: Daydreams, Odyssey e Memories, sendo essas as mais populares.E aí povo, tem alguma outra expansão que vocês acham essenciais? Deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todos vocês e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *