Convenhamos, jogar um bom bg é bom demais não é mesmo? Mas, se você tem aquele primo pentelho que vive dizendo que seu hobby é coisa de criança, eu trago aqui 5 bons motivos para jogar board games.

1- Estreitar Relações

Quando foi a última vez que você interagiu com todo mundo da sua casa? Ou reuniu os amigos uma tarde inteira sem ninguém pegar o celular? Ou até, trocou aquela idéia com seus pais? Em algumas famílias ou roda de amigos isso é bem complicado certo? Mas os jogos de tabuleiro são ótima opção para reunir a galera, dar boas risadas e criar vínculos. Você pode até perguntar “Mano, o que que eu vou jogar com a minha mãe? ” E eu lhe digo que opções não faltam: Dixit, Dobble, Catan ou até mesmo um Power Grid. O jogo em si não importa quando todos estão juntos se divertindo.

2– Desenvolvimento do Raciocínio

Você não tem que estar jogando um Lisboa ou um Gaia Project pra fritar um pouquinho de massa cinzenta. Até mesmo num Ticket to Ride ou Takenoko você tem que pensar um pouquinho antes de fazer uma ação. Não importa o AP ou se seu amigo é meio asiático, você vai sempre ter que pensar um pouquinho antes de fazer uma jogada. Além disso, os pequenos também podem embarcar nessa. Você não vai botar seu primo de 7 anos pra jogar um Terra Mystica, mas pode jogar com ele Kingdomino, Azul ou até mesmo um 7 Wonders.

3– Diminuição do Estresse

Seja por ter vencido, por seu amigo ter feito uma péssima jogada ou até mesmo por um vacilo próprio uma coisa é certa: Dar risadas em boa companhia é bom demais, não é? E quando estamos com família e amigos? Melhor ainda. Estar com quem a gente gosta com muito bom humor são fatores importantes para evitar e reduzir o estresse. Quando estamos nos divertindo, deixamos um pouco de lado as nossas preocupações e ansiedades. Biologicamente falando, quando rimos, diminuímos a liberação de Cortisol: o “hormônio do estresse”. Então, a grosso modo, jogar jogos de tabuleiro combatem o estresse e fazem bem à saúde.

4– Desenvolver a Cooperatividade

Seja em Dead Men Tell no Tales caçando tesouros piratas, seja em Pandemic contendo doenças, ou até mesmo em Eldritch Horror tentando impedir o retorno de nosso Lorde e Senhor Cthulhu, os jogos cooperativos nos mostram que trabalho em equipe é essencial, tanto no tabuleiro, quanto na vida real. Como nesse tipo de jogo todos ganham ou todos perdem, é essencial ter esse sentimento de colaboração. Desenvolver a cooperação é importante não só para as jogatinas, mas também para vida profissional.

5– Conhecendo gente nova

Se você quer expandir seu círculo de amigos ou ter um grupo regular para jogar, opção é o que não falta: lojas, casas de jogos e fóruns na internet. Desta forma, você conhecerá pessoas que compartilham sua paixão e, com certeza, estabelecerá uma relação que depois podem ir além dos jogos. E se você quiser argumentar que é um Forever Alone, não se preocupe, com toda certeza tem gente como você por aí esperando ser convidado para jogar.

Então galera, esses foram 5 motivos que eu trouxe hoje para jogar jogos de tabuleiro.

Se você tiver algum outro motivo deixa aí nos comentários. Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *