De quem é a vez?

Você já percebeu que em muitas jogatinas sempre surge a pergunta “De quem é a vez?” e sempre é um jogador que se petrifica diante uma simples decisão? Se nunca percebeu, este indivíduo pode ser você.

Esse fenômeno que assola o mundo dos board games é definido como Analysis Paralysis (AP), no qual o tempo gasto por um jogador para realizar uma ação excede o tempo adequado da mesa. Um dos motivos é o “overthinking” (pensar além da conta), onde há a necessidade do jogador de definir sua estratégia a partir da previsão de todas as possíveis jogadas futuras.

O AP é mal visto pela maioria dos jogadores casuais, mas a verdade é que cada jogo possui uma complexidade diferente e por consequência é necessário um tempo diferente de análise das ações.

O tempo de resposta à decisões é diferente para cada indivíduo, então para evitar que o jogo seja paralisado em todo momento basta estimular os jogadores a pensarem antes do seu turno ou até mesmo participar em jogatinas onde os jogadores possuem o mesmo perfil de pensamento.

Terra Mystica, Brass, Twilight Imperium e Gaia Project são exemplos de jogos onde é muito provável a presença do AP, já que são jogos complexos e exigem ações meticulosamente calculadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *