Recentemente falamos sobre Century: Rota das Especiarias, então, dando prosseguimento vamos falar sobre o segundo jogo dessa coleção: Century: Maravilhas do Oriente. Quando a Constantinopla caiu, e os Otomanos tomaram a região, os Europeus foram obrigados a buscar uma nova rota a fim de chegar às Índias e a outros países orientais em busca de especiarias e afins. Tendo essa história como premissa, em Maravilhas do Oriente, os jogadores encarnam capitães de navios que partem em busca de novas Especiarias visitando as belas ilhas Indonésias.

A ideia deste jogo é bem próxima do seu antecessor: Adquirir especiarias, completar contratos, juntar pontos, vencer, desejar a Golem Edition todas as noites. Para facilitar nossa comunicação, vamos encurtar o nome desse jogo para CMO ok? Uma partida de CMO tem várias rodadas, e, em cada uma delas, cada jogador faz 1 de 4 ações sendo elas: Movimentação: O jogador move seu navio para UM espaço adjacente ao seu ponto de partida. Para cada espaço a mais que queira mover, o jogador deve deixar um cubo de especiaria qualquer, de sua reserva, no tile que ele vá “pular”. Quando qualquer jogador parar naquele tile, ele pode pegar aquela especiaria e adicionar em sua reserva.Mercado: Se o seu navio atracou em um tile de mercado, o jogador tem a opção de construir um Posto Avançado. Somente depois de construir o Posto, o jogador pode interagir com o Mercado daquela ilha. Aí é bem simples, se tiver interesse, ele pode fazer a ação daquele local, podendo fazer as trocas indicadas naquela peça.Porto: Assim como no primeiro jogo, em CMO você também deve cumprir missões e contratos a fim de vencer.

Aqui, para poder entregar as especiarias de um contrato, é necessário viajar até um Porto. Feito isso, basta entregar à reserva as especiarias solicitadas por um dos contratos abertos na mesa.Colheita: Por fim, temos uma ação que pode ser feita movendo-se ou não pelo tabuleiro. Quando o jogador opta pela ação de colheita, ele retira dois cubos amarelos da reserva e adiciona ao porão de seu navio, também conhecido como sua reserva.

A partida acaba quando um dos jogadores concluir quatro contratos. Após isso, termina-se a rodada de todos os jogadores e conta-se os pontos de vitória. Tal como em Rota das Especiarias, os cubos amarelos não valem pontos porém, todos os outros somam +1 ponto no final. Por falar nisso, as especiarias de Maravilhas do oriente são: Gengibre (amarelo), Pimenta (vermelho), Chá (verde) e Cravo (marrom).CMO pode ser jogado como um jogo separado ou em conjunto com o Rotas e também com o Novo Mundo, terceiro jogo da série que em breve vamos trazer para você Nobre Leitor.

Então meu povo, eu fico por aqui, antes de ir eu peço para você deixar nos comentários se já jogou esse belíssimo BG, e faço o convite para você entrar no nosso grupo do WhastApp. Nossa comunidade tá ficando bem bacana. O link ta na Bio.

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *