Recentemente fizemos aqui um comparativo entre Monopoly e Banco Imobiliário. Gostamos tanto da ideia que resolvemos criar uma nova série de postagens: O Duelo. Nessa série vamos abordar jogos que são parecidos e tentar mostrar as particularidades de cada um. Para iniciar escolhemos o duelo Orleans x Altiplano! 

Em 2014, Orleans veio ao Mercado usando uma variante interação do Deck Building que hoje chamamos de Bag Building. Ovacionado na ocasião, Orleans alcançou o sucesso e foi bem vendido em todo mundo, chegando também aqui em terras Tupiniquins alguns anos depois. Entretanto, em 2017, o alemão Reiner Stockhausen designer do jogo, lançou um novo título com mecânicas muito semelhantes: Altiplano.

Altiplano bebe muito da mesma fonte de seu antecessor, mas apresenta algumas mudanças significativas no jeito de se jogar além de ambientar o jogo em outro continente. Orleans (como o nome sugere) se passa na França enquanto Altiplano se passa nos Andes, entre a Bolívia o Chile e o Peru.

Os dois jogos têm como premissa principal a resolução de ações baseada nos tokens que são tirados das Bags, e no fim, vence quem tem mais pontos de vitória.

Nesta comparação, usaremos como parâmetro os dois jogos base, porém, vale dizer que ambos já têm expansões no mercado que alteram bastante o desenrolar da partida (sobre tudo para o Orleans). 

Semelhanças:

  • Bag Building
  • Ações determinadas pela alocação das fichas provenientes da Bag
  • Possibilidade de comprar novas ações. (Em Altiplano pelo Mercado, em Orleans pelo Construtor)

Diferenças:

  • Em Orleans para excluir peças de sua Bag, os jogadores enviam peças para a Prefeitura que é uma região comum a todos. Em Altiplano esse processo é feito por meio do Armazém, que é individual. Isto altera bastante o fluxo do jogo já que a exclusão de peças de sua bag no Altiplano depende mais do passo do próprio jogador, enquanto no Orleans o “timing” é mais coletivo.
  • O número máximo de jogadores para Orleans (na caixa base) é 4, enquanto para Altiplano é 5.
  • Em Orleans as ações podem ser executadas apenas pagando seu custo com os Tokens de trabalhadores. Em Altiplano, entretanto, há uma restrição baseada na região em que seu personagem está posicionado. Determinadas ações só podem ser tomadas em certas regiões, o que acrescenta uma camada de complexidade ao jogo.
  • Em Altiplano você precisa esvaziar toda a sua Bag antes de enche-la novamente, o que faz com que necessariamente todas suas peças sejam utilizadas. Em Orleans a bag é preenchida todo turno, aumentando muito o fator aleatoriedade.
  • Em Altiplano cada jogador começa com uma profissão, dando assimetria à partida. Em Orleans, todos tem as mesmas condições iniciais.
  • Altiplano tem um simpática Alpaca, e isso conta muitos pontos.
  • Altiplano é um passo mais profundo em complexidade. A redução da aleatoriedade e adição de novas camadas o dá um status mais “heavy game” que Orléans. 

Se você procura algo com alta dose de estratégia, mas não descarta o uso de alguma sorte e um pouco mais de interação dos jogadores, Orleans é a pedida correta.

Caso opte por um desafio mais amplo e com menos sorte e interação, Altiplano é escolha mais sensata.

Na sua opinião, quem venceria o Duelo de hoje? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *