Um grupo de Investigadores com diferentes habilidades e características, tentam juntos impedir que uma gigantesca força arcana invada o nosso mundo implantando o caos e a extinção da nossa raça.

Hoje falaremos de um dos xodós da galera da Lost Token, Eldritch Horror um jogo cooperativo que é ambientado no fantástico mundo de contos de H. P. Lovecraft. A história para ele ser tão querido é mais ou menos assim: éramos jovens inocentes que apenas sonhávamos em ser alguém um dia, uma banda de rock, engenheiros, sei lá, mas não esperávamos a inusitada reviravolta, o dito Senhor Coelho nos apresenta um tal board game: Eldritch Horror, desde então o vício era iminente e sem volta. Foi assim que a maioria de nós fomos iniciados ao mundo dos Board Games. Esse é um jogo completamente imersivo que quando jogado com o coração faz cada um se sentir um aventureiro correndo atrás de desafios para impedir que seu mundo seja destruído por um mau desconhecido.

O objetivo não é explicar as regras do jogo, mas sim tentar passar a experiência que tivemos. Eldritch Horror permite uma jogatina de 1 até 8 pessoas, mas quanto mais jogadores mais tempo durará, cerca de 45 minutos por jogador na mesa. Suas principais mecânicas são jogadores com diferentes habilidades, movimento ponto-a-ponto, narração de histórias e a famigerada “rolada” de dados (A piada de tiozão fala mais forte).
O jogo acontece da seguinte forma: cada jogador escolhe um personagem que terá suas forças, fraquezas, artefatos e habilidades especiais em seguida é escolhido um ancião para partida. Depois dessas escolhas começa a busca incessável para resolver o mistério de qual mau está nos acometendo e impedir os seus planos. Os jogadores terão que de forma estratégica se espalhar pelo tabuleiro, que é uma belíssima representação do mapa do mundo, reunindo pistas, lutar contra monstros e embarcar em expedições ousadas. Em cada ponto do mapa para adquirir os recursos desejados ou matar os monstros que aparecerão, será proposto desafios baseados nos seus atributos (força, sabedoria, observação, influência e determinação), sendo resolvidos com rolagem de dados. O brilho do jogo está no enredo criado ao longo da partida, cada desafio tem um cenário novo, um personagem inusitado e um desenrolar inesperado. Seu personagem pode ficar doente, doido, envenenado, sei lá são muitas possibilidades e você sempre terá que ser corajoso para encarar o mau que nasce ao redor de todo o planeta.

Nossa experiência com o jogo é incrível, pois sempre todos entram no personagem escolhido e ao ler uma carta de desafio, mistério, encontro, etc., todos se colocavam na situação e temiam o que poderia acontecer ao resolvê-la. No final do jogo sempre estávamos todos em pé envolta da mesa tentando achar a melhor forma de tentar salvar o mundo. Esse é um jogo para quem gosta de jogar em dupla, grupos pequenos, “de galera” e até mesmo sozinho. Importante! O jogo fica melhor para aqueles que gostam de se sentir em outro lugar e realmente “comprar” a ideia de interpretar as diversas situações.

E aí o que achou do jogo? Já jogou essa maravilha? Conta para gente como foi a sua experiência.

Pontuação:

Arte e Componentes: 9/10
Sorte: 8/10
Complexidade: 5/10
Rejogabilidade: 9/10
Estratégia: 7/10

Nota Final: 8/10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *