E o que são os tão falados Family games? São jogos que as famílias jogam? Também, mas não é disso do que o termo se trata. Quando utilizamos essa expressão estamos querendo dizer que são jogos normalmente mais leves, democráticos, que aceitam desde os mais novinhos até os mais velhinhos, experientes, e os que não estão acostumados a jogar esses “joguinhos de pecinhas”. São excelentes jogos para trazer aquele parente ou amigo que não conhece nada acerca desse maravilhoso mundo dos BG’s. As mecânicas envolvidas nesses jogos são as mais diversas, temos ação simultânea (Tempo real), reconhecimento de padrão, colecionar componentes, além de promover muita interação entre todos os participantes. 

Esses são jogos que não podem faltar na sua coleção, porque sempre vai existir aquele momento para jogar com seu filho, sobrinho, amigo novato, que quer jogar um jogo para rir muito e guardar muitas boas lembranças. Os euros pesados são realmente muito bons, mas sempre há um espaço para os family games.

1) Potion Explosion

Para começar as indicações desse tipo, nada melhor que o “Candy crush” do mundo offline, é um jogo muito divertido em que cada jogador é um cientista maluco que tem o objetivo de inventar suas poções mirabolantes e fazer o maior número de pontos. Esse jogo comporta de 2 a 4 jogadores dura cerca de 45 minutos e não irá te decepcionar. O principal atrativo do jogo fica para a forma como coletamos a matéria prima para criar nossas poções. É uma engenhoca com diversas bolinhas, que são distribuídas aleatoriamente, que ao serem retiradas causam “explosões” e você irá coletar mais ou menos recursos para criar suas invenções. Quanto mais difícil for a poção que você produzir mais pontos você ganhará e ainda terá a oportunidade, com as poções criadas, de coletar mais matéria prima ou então prejudicar seu oponente. Sério, é um jogo muito divertido!

2) Imagine

Se já jogou Imagem & Ação e ficou insistindo para jogar “só mais uma vez”, então você precisa conhecer o Imagine, é simplesmente uma reinvenção da mímica (licença poética). É um jogo que comporta 3 a 8 jogadores e dura cerca de 30 minutos. Ele é composto por cartas de enigmas, basicamente palavras que deverão ser adivinhadas, e cartas transparentes com desenhos abstratos que juntas irão descrever algo que as pessoas deverão adivinhar. Essa é a principal mecânica do jogo que traz um entretenimento para uma noite inteira, porque inicialmente parece simples, mas é extremamente difícil você se comunicar apenas com imagens. Porém o jogo lhe trará momentos inesquecíveis e únicos de diversão com seus amigos e familiares.

3) Dr. Eureka

Para quem sempre sonhou em ser um cientista loko loko loko esse jogo lhe trará uma experiência incrível, e é um excelente jogo para treinar o raciocínio da criançada a partir dos 6 aninhos. O jogo comporta 2 a 4 jogadores e dura só 15 minutinhos. O principal atrativo do jogo é que suas ações são em tempo real, ou seja, todos jogam ao mesmo tempo, aqui não tem esse negócio de AP . Basicamente cada jogador possui 3 béqueres 6 bolinhas e no centro da mesa haverá as cartas de desafio, que são cartas que contém 3 béqueres com uma ordem única das bolinhas dentro deles. E o jogo é isso, ao revelar uma carta desafio todos participantes devem rapidamente repetir as ordens das bolinhas em seus béqueres, encostando somente nos béqueres . Um jogo muito interessante, porque você tem que correr contra o tempo e pensar na melhor forma de trocar as bolinhas de lugar e conseguir cumprir o desafio. Além do modo padrão de jogo o fabricante indica algumas regras variantes para poder ter mais opções de jogo.

4 ) Ubongo

Por fim, mas não menos importante, o premiadíssimo Ubongo.

  • 2009 – Årets Spiel Best Family Game;
  • 2008 – Årets Spiel Best Family Game;
  • 2007 – Vuoden Peli Family Game of the Year;
  • 2005 – Kinderspielexperten “8-to-13-year-olds”;
  • 2005 – Japan Boardgame Prize Best Foreign Game for Beginners;
  • 2003 – Årets Spiel Best Family Game.

Um jogo que comporta 2 a 4 jogadores e dura cerca de 30 minutos. O jogo também tem ação em tempo real e muito raciocínio rápido. Cada jogador tem um espaço para montar um quebra cabeça, que lembra muito o famoso Tetris. Com diversas peças, em diferentes formatos, você tem que preencher esse espaço o mais rápido possível, antes que o último grão da ampulheta caia, para ter as melhores recompensas.É um jogo simples, mas com um grande desafio para todos os participantes. Com certeza é um board game para entreter toda a família e além de ter uma arte incrível, as cores, componentes, tabuleiro e caixa, são um show a parte.

E aí curtiram essa lista de Family games? Então conta pra gente: Qual você conhece? O que você achou dele? Ficou afim de conhecer algum?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *