Em Gaia Project, cada jogador toma a frente de uma dentre 14 civilizações que tentam avançar sua federação intergaláctica. Interessante salientar, diferente da maioria dos jogos de exploração espacial, você tem que realizar sua expansão de forma totalmente pacífica! Já mencionamos ele como uma boa pedida para se jogar no dia da toalha.

Para quem já conhece o aclamado Terra Mystica, Gaia Project não é nenhuma novidade. Observando a apresentação, os componentes e até mesmo as mecânicas, é fácil notar as similaridades. Cada civilização, por representarem espécies alienígenas diferentes, apresenta necessidades diferentes na sobrevivência em cada planeta, isso se traduz em uma necessidade de terraformação para que a sua raça possa desbravar novas esferas coloridas no espaço. Mecanicamente falando, para colonizar um planeta, caso ele não apresente condições ideais à sobrevivência da sua espécie, você precisa terraformá-lo antes. Terraformação é uma ação que exige recursos: quanto mais longe o planeta estiver de uma situação ideal para sua espécie, mais recursos serão necessários para se terraformar o planeta. O que leva o nome do jogo, Gaia Project, é justamente uma ação de terraformação em alguns planetas específicos, onde eles são passíveis de serem utilizados por todas as facções que possuírem a tecnologia de “gaiaformação”.

O que nos leva à maior alteração em relação ao grande Terra Mystica: as árvores tecnológicas. Os jogadores competem em várias trilhas de tecnologia que tem recompensas diferentes a cada partida! Isto aumenta muito a rejogabilidade e torna cada partida uma experiência única.

A interação entre os jogadores é sempre de forma indireta. Como já mencionado, a expansão das facções acontece de forma totalmente pacífica. Neste jogo, os jogadores competem para quem terá a federação mais avançada da galáxia, seja por um avanço maior tecnológico, seja por ter colonizado mais planetas, seja por ter feito realizado maiores obras em seus planetas, os objetivos que vão garantir a maior quantidade de pontos estão sempre mudando. Para cada jogo, os objetivos também são diferentes e vão mudando à medida que o jogo avança. Um dos aspectos mais interessantes na mecânica deste jogo é como ele não possui NENHUMA informação escondida do começo ao fim, a aleatoriedade é literalmente 0 após o setup ser realizado e ao mesmo tempo, há tanta variação entre as partidas e tudo fecha de maneira tão perfeita que é uma experiência fantástica e única toda vez!

E ai? Já jogou Terra Mystica? Se sim, acredito que você DEVE a si mesmo uma jogatina de Gaia Project! Se não, EM QUE MUNDO DOS BOARD GAMES VOCÊ ESTÁ AMIGAAAO? Quem já jogou vai concordar que é uma experiência sem igual!

Pontuação:

Arte e Componentes: 7/10
Sorte: 0/10
Complexidade: 8/10
Rejogabilidade: 10/10
Estratégia: 10/10

Nota Final: 10/10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *