“Na selva, na poderosa selva
O leão dorme essa noite,
Na selva, na quieta selva
O leão dorme essa noite…..”

Cantando esse clássico da infância de muita gente, hoje eu convido você, meu Nobre Leitor, a fazer uma viagem. Hoje iremos à Savana a procura de vários animais e com uma missão muito especial: deixar os bichinhos beberem água. Não entendeu? Então vem comigo porque hoje falaremos de Kariba.

Em Kariba, os animais disputam um lugar na Poça d’água um espaço para matar a sede, enquanto isso, os jogadores disputam por cartas de uma forma bem divertida e bem rápido. 

Aqui há um Octógono que simboliza a Poça e os animais são dispostos ao redor dela de acordo com seus números impressos. Esses números simbolizam a força daquela carta, sempre usando a boa e velha matemática do Mestre Knizia. A coisa toda aqui é bem simples, se você formar uma trinca ou superior de um determinado animal/número, você espanta a carta menor e as recolhe para você. Por exemplo, se você juntar 3 ou mais Girafas (representada pelo número 4) e ao lado estiverem cartas de Zebra (número 3) você espanta as Zebras e fica com as cartas que antes haviam ali. A única exceção a essa regra é a famosa pérola de “elefantes tem medo de ratos”, ou seja, se você juntar 3 cartas de Camundongos (número 1) você espanta os Elefantes (número 8) e fica com as cartas para você. Ao final do jogo, cada carta equivale a um ponto, e aquele com mais pontos vence.

Kariba é um jogo muito simples, mas isso não tira a diversão dele. Dá para jogar com a família toda e até mesmo como aquecimento para outras jogatinas. É bem rapidinho mesmo, sendo que uma partida dificilmente passará de 20 minutos. É uma disputa bem acirrada.

Por quê é um jogão de Caixa Pequena? Bom a maior parte dos créditos ficam por conta da dinâmica de jogo e pelo desenrolar da partida.é um jogo fácil de ensinar e aprender e tem bastante rejogabilidade. Outra coisa que ajuda é o preço, pois é bem baratinho e cai muito bem como presente para adultos e crianças. A arte é bem bacana, e a caixinha é bem similar a do Taco Gato, mas pode ficar tranquilo pois dá pra sleevar e ser feliz.


Kariba é um daqueles jogos pocket que devem sempre estar na mochila para viagens. E com isso, eu vou encerrando nosso rolê pela África mas antes disso, quero saber quais de vocês meus Nobres já jogaram esse jogo e o que acharam.

Deixa aí nos comentários. Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *