Eu tenho certeza de que você, meu Nobre Leitor, já jogou várias partidas de Uno ao longo da vida. Seja numa viagem, na casa da vovó ou até num churrasco, esse jogo de cartas é um dos mais famosos do Brasil. No entanto, e se eu te dissesse que existe uma versão melhorada desse jogo? Não acredita? Então vem comigo porque hoje falaremos de Red7, um jogo da editora Papergames.

Red7 é um jogo extremamente rápido e, dificilmente, uma partida vai durar mais do que 10 minutos. Mas antes de correr com o carro na frente dos bois, vamos às cartas, podemos?

Aqui temos cartas coloridas e numeradas de 1 a 7. Seguindo a regra matemática, um 7 sempre será maior do que um 6 e assim por diante, mas, devemos ficar atentos também às cores, pois o vermelho é “maior” do que o laranja, e segue-se assim de acordo com as cores do arco-íris. Tendo isso em mente, segue o jogo.

Os jogadores recebem 7 cartas cada, mais uma carta aberta em campo, essa será sua “Paleta” que definirá a ordem de jogadas, e servirá como área para baixar suas cartas. Também põe-se no campo a carta de “Tela” aberta para todos os jogadores. Feito tudo isso, a bagunça começa. A partir de agora é terra de ninguém e cada um dita as regras do jogo.

Os jogadores vão se alternando em 4 possíveis ações, sendo elas:

  • Jogar uma carta em sua Paleta;
  • Jogar uma carta na Tela e alterar as regras do jogo;
  • Jogar uma carta na Paleta e então jogar uma carta na Tela;
  • Não fazer nada e perder o jogo;

Sim meus amigos, é possível você simplesmente desistir, mas calma, vamos chegar lá.

Quando um jogador põe uma carta na Tela, as regras daquela rodada muda, dependendo da carta baixada. Com isso, dependendo da carta aberta em sua Paleta, isso pode lhe garantir a vitória. Caso você não esteja vencendo na sua rodada, você perde e está fora do jogo. E é isso, junte as cartas da sua mão, da sua Paleta, pegue seu banquinho e saia de mansinho. Se sua Paleta tiver mais cartas do que a regra do jogo atual, você está vencendo e continua no jogo, até que reste só um jogador. Meio confuso né? Mas Red7 é um daqueles jogos que fazem sentido quando estamos jogando.

Depois de jogar algumas partidas, você tem a opção de jogar o modo avançado, aquela opção de perder de propósito faz mais sentido aqui, mas para saber as regras, pontuações e tudo mais, dá uma conferida no manual, lá tem tudo bem explicadinho.

E por que é um jogão numa caixinha? A diversão aqui é garantida, gera muitas gargalhadas e você e seus amigos vão adorar. É um jogo realmente rápido e é um bom aquecimento para outros jogos ou esperar os atrasadinhos de plantão (um salve pro Teles). Com essa pegada maluca de mudar as regras, você deve estar sempre pensando duas ou três jogadas a frente, buscando criar um bom combo para você, visando sempre o “dedo no olho” do coleguinha. Diferentemente do Uno que tem uma infinidade de “regras de bairro”, Red7 é bem amarradinho, e você nunca vai ter que se deparar com absurdos como “atravessar a vez do outro”, jogar um +4 em cima do outro, e quaisquer barbaridades que façam você ter metade do deck na mão. Se você quer um jogo simples, mas divertido, vai de Red7 que é sucesso.

Então é isso meus Nobres, esse foi um breve resumo sobre Red7. Se você já jogou, deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *