Em Power Grid, cada jogador tem como objetivo fornecer energia para os moradores de suas cidades. Nesse jogo, aquela pessoa que nunca nem ouviu falar sobre jogos de tabuleiro modernos, tem a capacidade de aceitar o desafio de se aventurar por esse mundo e ainda sair vitorioso. Basta ter aquela malandragem na hora dos leilões das usinas e saber administrar seu dinheiro na compra de recursos.

O jogo vem com um tabuleiro face dupla, com um mapa dos Estados Unidos de um lado e da Alemanha do outro. Cada mapa é composto por seis regiões que apresentam cidades com conexões de custos variados entre elas. O número de regiões usadas é baseado no número de jogadores. O design em si é uma característica fundamental na estratégia do jogo, pois algumas áreas apresentam geralmente custos de conexão mais altos em comparação com outras áreas. Ele é jogado em rodadas, com cada rodada consistindo de 5 fases:

  1. Determinando a ordem dos jogadores
  2. Leilão de Usinas
  3. Comprando recursos
  4. Construção casas
  5. Burocracia

A princípio são colocadas na mesa 8 usinas elétricas (com valores de 03 a 10), são distribuídas casas de acordo com a escolha de cada jogador e os elektros (dinheiro do jogo) para inicializar a partida.

O jogo termina quando ao menos um jogador tiver conectado em sua rede um determinado número de cidades de acordo com o número de jogadores.

Importante: Pode ocorrer do jogador que conectou o número adequado de cidades, não vencer por não conseguir fornecer energia a todas as suas casas. O motivo disso acontecer é por suas usinas não serem grandes o suficiente ou por ele não ter os recursos necessários para fazer todas as usinas funcionarem.

Para você que ama viajar ao mundo, é possível aventurar-se pelas expansões do Power Grid e elaborar boas rotas para a distribuição elétrica em cada uma delas:

França/Itália: Grandes diferenças geográficas e ênfase diferente no abastecimento dos recursos forçam os jogadores a encontrar novas táticas.
Benelux/Europa Central: No lado de Benelux, os jogadores têm um tabuleiro rápido para jogos mais curtos. No lado da Europa Central, os jogadores encontram uma região dominada por carvão e zonas onde energia nuclear é proibida, o que oferece ainda mais opções de jogo.
China/Coreia: O mercado de recursos dividido na Coreia e a economia planejada da China expõem os jogadores aos maiores desafios, testando suas habilidades de criarem um império bem-sucedido de usinas de energia.
Brasil/Espanha & Portugal: No Brasil, os fornecedores de energia priorizam o biogás para sua produção. A batalha por recursos raros é intensa e manterá os jogadores focados no jogo! No mapa de Espanha & Portugal, os interesses de produção elétrica se desenvolvem em duas direções opostas: O urânio será muito mais importante que em outras partidas, mas não no início. O conflito de interesses é proposital!

Mapa da Expansão: Brasil

O Power Grid é um EuroGame, criado há 15 anos atrás e neste ano de 2019, para comemorarmos o seu aniversário, o criador Henning Kröpke realizou algumas pequenas mudanças nos gráficos do jogo, com melhorias nas regras apenas para suavizar a jogabilidade. Então para quem ainda não o tem na sua coleção, é uma excelente oportunidade de conhecer o Power Grid Versão Energizada.

2 thoughts to “Power Grid – Um Excelente Jogo para Entrar no Mundo dos Board Games

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *