Talvez vocês não saibam, mas alguns membros da Lost Token já tiveram uma banda no auge da adolescência e, apesar do Ricardo e do Bruno continuarem firmes no mundo da música, as vezes bate uma saudade de voltar aos palcos. Então, como a música demanda muita dedicação e tempo, que tal viver o sonho de uma forma menos despreocupada e mais rápida, além de garantir várias risadas? Para isso, eu lhes trago hoje Rock n Roll Manager, um jogo de tabuleiro que levará você e seus amigos para o louco mundo da música.

Neste jogo, cada jogador monta sua banda para entrar com tudo no mundo do show business, se apresentando no mundo todo em grandes festivais onde seus tímpanos pedirão socorro. Enfrente os grandes desafios dos Rockstars como contratar músicos competentes, equipe de palco eficiente, marcar ensaios da banda (coisinha difícil viu galera?), gravar e vender CDs, lidar com problemas antes das apresentações, e muitos outros desafios divertidos que exigirão estratégia e atenção. Tudo em nome da FAMA!

O jogo é um Eurogame e dificuldade mediana, mas que agrada tanto na mesa de jogadores experientes, como na de novos jogadores. Sua mecânica principal é a nossa amada alocação de trabalhadores e gestão de recursos.

Cada partida de Rock’n Roll Manager tem a duração de 9 turnos, que são divididos em 3 turnês. Ao final de cada turnê, as bandas podem se apresentar em festivais a fim de conquistar fama e consequentemente, mais pontos no final do jogo. O turno é dividido em: setup inicial, onde novas cartas de instrumentos e de shows entram no tabuleiro central. Em seguida, cada jogador aloca seu trabalhador nos espaço das ações. Assim que todos foram alocados, as ações são resolvidas, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por fim, os jogadores ganham Pontos de Fama e Dinheiro e devem pagar os custos da banda.

Beleza, mas e as bandas?
Então meu caro amigo, antes do início da partida, os jogadores escolhem uma das 5 bandas do jogo. Isso torna o jogo um tanto quanto assimétrico de certa forma, mas não diminui em nada a diversão do jogo. Bandas essas, que são baseadas em bandas reais: AB/CD, Graveyard, King, Huggs e Sword’s and Daises. (Quem acertar todas as bandas ganha um churros)

A administração do seu grupo musical se dá num tabuleiro individual em que são dispostos os instrumentos referentes àquela banda: Vocal, Guitarra, Baixo, Bateria e um espaço Extra. Ao longo das turnês, a habilidade dos integrantes vai sendo melhorada pela compra de instrumentos e pelos incessantes ensaios madrugada a fora. Como temos bandas com estilos diferentes, uma coisa legal que os criadores do jogo adicionaram foi diferença entre timbres dos instrumentos. Algo sútil, porém bem legal de se mencionar.

O final da partida é desencadeado após a pontuação do último Festival. Depois disto, as bandas devem pagar eventuais empréstimos remanescentes e, por fim, recebem pontos de Fama por vários quesitos, de acordo com a tabela de pontuação de fim da partida.

Não posso deixar de falar que esse excelente jogo é nacional e é recheado de referências e memes como nosso povo verde e amarelo ama.

Pra encerrar o artigo de hoje deixo uma musiquinha para vocês. Então pegue o pente para simular um microfone, uma vassoura para guitarra e as panelas Tramontina da sua mãe para serem sua bateria.

Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo e até a próxima.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *