Sob o governo do Czar Alexandre III, a Rússia em 1891 iniciou a construção da então maior linha férrea de todos os tempos: a Transiberiana. Sua construção levou 12 anos e custou aos cofres do então Estado Imperial 1,45 Bilhões de rublos. A colossal ferrovia de 9289 km é tão comprida, que atravessa áreas com 8 fusos horários diferentes.

É nesse cenário que se passa o jogo de hoje. Russian Railroads, ao contrário dos jogos que resenhamos aqui recentemente (7 Wonders e Power Grid escritos pela Jéssica, e Dead Men Tell no Tales assinado pelo Pedro) não é um jogo para iniciantes. Em Russian Railroads, 2 a 4 jogadores são magnatas que vão disputar a construção das novas linhas férreas da Rússia a fim de conseguir o maior número de pontos de vitória.

Neste artigo não vou explicar regras do jogo, será feito apenas um overview rápido pois explicar as regras deixaria este texto longo e moroso.

O jogo tem como mecânica principal a boa e velha alocação de trabalhadores, cada jogador recebe seus trabalhadores, um tabuleiro individual, trilhos e uma locomotiva inicial. Ao longo da partida, os jogadores se revezam em turnos escolhendo um espaço de ação (num tabuleiro central), resolvendo seu efeito e passando para o próximo. Os custos para a ativação dos espaço varia e cada espaço só pode ser ativado uma vez por turno.

Em sua maioria, os espaços de ação servem para construir novos trilhos em umas das 3 ferrovias que podem ser construídas. A medida que o jogador avança com os trilhos em uma ferrovia, novas habilidades e bônus são desbloqueados, possibilitando a criação de uma máquina de pontos.

Um dos pontos altos do jogo, é seu sistema de pontuação. Ao fim de cada rodada, os jogadores pontuam todas as marcações com estrelas (pontos de vitória) que tiverem alcançados com seus trilhos. A grande sacada, é que essa pontuação vai crescendo ao longo das rodadas como se fosse realmente uma locomotiva: começa bem devagar (6-10 pontos por rodada) e vai chegar a valores muito altos (110 – 120 pontos) por rodada.

Praticamente isento de qualquer sorte, Russian Railroads é um jogo para jogadores que gostam de desafiar-se, encontrar a forma mais eficiente de resolver o problema, com a menor quantidade de recursos possível.

Um ponto negativo é sua rejogabilidade. Sem a expansão German Railroads, depois de algumas partidas certas estratégias ficam batidas o que pode atrapalhar quando se mistura novos jogadores com jogadores experientes. Nada que te impeça de jogar 15-20 partidas tranquilamente sem sentir necessidade da expansão.

Sua arte é bem ambientada no tema e seus componentes são de ótima qualidade.A iconografia é muito bem feita e ajuda muito os jogadores, além disso, os trilhos de madeira são um charme!

A interação entre os jogadores é baixa, mas muito importante. Por vezes, entender o que seu adversário planeja fazer para tomar antes uma ação importante, pode ser o diferencial entre uma vitória e uma derrota.

Já exercitou seu cérebro hoje? Russian Railroads pode ser uma boa maneira de começar.

Pontuação:

Arte e Componentes: 8/10
Sorte: 1/10
Complexidade: 7/10
Rejogabilidade: 7/10
Estratégia: 10/10

Nota Final: 9/10

One thought to “Russian Railroads”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *