Em 1833, Edgar Allan Poe inovou a literatura com o conto “Manuscrito encontrado numa garrafa” mostrando um estilo literário que futuramente seria conhecido como Terror. Mais tarde, isso o consagrou como Pai deste estilo. Já em 1974, surgia no Maine Stephen King que é tipo como Rei (ba tum tss) da narrativa de Terror tendo inúmeros livros e contos nesse gênero e ganhando uma legião de fãs ao redor do mundo. Entretanto, entre esses dois grandes autores, surgiu uma figura um tanto quanto peculiar. H. P. Lovecraft nasceu em 1890, e 27 anos depois, escreveu o conto que deu início ao universo conhecido como lovecraftiano. Como o autor nasceu em agosto, nada mais justo que homenagear uma das figuras mais importantes da cultura pop, com uma listinha de 5 jogos baseados no universo criado por Lovecraft. Então prepare sua roupa de cultista, descubra a forma correta de pronunciar Cthulhu e Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn.

1 – Eldritch Horror

Iniciando a lista com o jogo favorito da Lost Token, em Eldritch Horror um grupo de Investigadores, com diferentes habilidades e características, tentam juntos impedir que uma gigantesca força arcana invada o nosso mundo implantando o caos e a extinção da nossa raça.
O jogo é uma corrida contra o tempo, pois a cada rodada várias criaturas podem surgir em nossa dimensão e dificultar ainda mais que os jogadores impeçam o surgimento de um dos Antigos.
A cada rodada, os Investigadores viajam pelo mundo coletando pistas, combatendo monstros terríveis e cultistas, além de condições climáticas e físicas que vão surgindo a medida que o jogo se desenrola. Tudo isso, além do risco de ficar insano a medida que os terrores surgem cada vez mais no mundo anunciando que Cthulhu e os outros Anciões estão vindo buscar vingança contra a humanidade.
É um excelente jogo cooperativo para até 8 pessoas e você pode ver nossa resenha do jogo clicando aqui.

2 – Mansions of Madness (Second Edition)

Mansions of Madness: Second Edition é um jogo de tabuleiro totalmente cooperativo de horror e mistério, para 1-5 jogadores, que ocorre no mesmo universo de Eldritch Horror e Elder Sign e é orientado por um aplicativo. O app irá guiá-los pelas ruas veladas de Innsmouth e os corredores assombrados de mansões amaldiçoadas de Arkham, enquanto você procura por respostas. Oito Investigadores terão que enfrentar quatro cenários de medo e mistério, coletar armas, ferramentas e informações, resolver quebra-cabeças complexos e lutar contra monstros, insanidade e a própria morte.

3 – Pandemic: Reign of Cthulhu

O mal antigo, conhecido como Anciões, ameaça sair de sua prisão cósmica e despertar para o mundo. Tudo o que você conhece e ama pode ser destruído pelo caos e pela loucura. Você e seus companheiros investigadores conseguem encontrar e selar todos os portais a tempo?

Pandemic: Reign of Cthulhu, conta com a clássica jogabilidade de Pandemic, com uma pitada de Lovecraft, onde os jogadores terão de enfrentar 12 Anciões, cada um com os seus poderes únicos. Os jogadores assumem o papel de investigadores tentando selar uma série de portais antes que monstros de horror indescritível entrem em nosso mundo. Como os outros jogos desse universo, há, é claro, um alto risco de os investigadores perderem suas próprias mentes.

Em vez de curar doenças como na Pandemic original, os jogadores fecham portais e acabam com os Cultos nas clássicas cidades fictícias da Nova Inglaterra como Arkham, Dunwich, Innsmouth e Kingsport.

4 – Arkham Horror

O ano é 1926, o ápice dos Anos Vinte. Mulheres dançam até o amanhecer em bares clandestinos, bebendo álcool fornecido por contrabandistas e pela máfia. Todos estão celebrando a Guerra para Acabar com Todas as Guerras. Ainda assim, uma sombra obscura cresce na cidade de Arkham. Entidades alienígenas conhecidas como Anciões, se esgueiram pelo vazio além do espaço e do tempo, se contorcendo nos limites entre os mundos. Rituais ocultos têm de ser detidos e criaturas alienígenas devem ser destruídas antes que os Anciões façam do nosso mundo o seu domínio decadente. Apenas um punhado de investigadores se opõe ao Horror de Arkham.

Neste jogo, os jogadores têm de unir forças para afastar a perdição iminente. Se não forem contidos, esses males ancestrais ascenderão para destruir não apenas Arkham, mas todo o mundo.

5 – Auztralia

Desde 1180, por sete longos séculos, os Anciões dominaram as riquezas da terra e os assuntos da humanidade. Tudo isso mudou em 1888. Pois naquele ano, Sherlock Holmes e uma fraternidade clandestina, conseguiram vencer estes monstruosos tiranos e expulsá-los de suas terras. A humanidade havia triunfado, mas os países da Europa e América estavam em um estado terrível, a terra estava envenenada e a fome assolava o mundo. Outras partes do planeta ainda não haviam sido exploradas, pois os Antigos aplicaram uma proibição draconiana em viagens. A humanidade enviou navios para explorar o mundo. Um vasto novo continente foi descoberto bem do outro lado do mundo. Inicialmente chamada de Terra Australis, ela foi rapidamente conhecida como Austrália.

Garimpeiros, aventureiros e peritos vieram explorar o novo continente. Eles foram seguidos por pioneiros e colonos que construíram portos e ferrovias pelo interior, desenvolvendo fazendas e enviando a produção de volta para as massas famintas que deixaram para trás. Inúmeras riquezas de carvão, ferro e ouro foram descobertas no interior. Mas isso não era tudo que os esperava.

Havia uma razão pela qual existia uma proibição em explorar essa parte do mundo. Sem o conhecimento de todos, escondidos no interior da terra, os Antigos haviam estabelecido suas bases secretas. Após sua derrota, os Antigos sobreviventes e alguns dos leais aliados humanos conseguiram se manter nas planícies áridas além da Grande Cordilheira Divina. Conforme os colonos se espalhavam, os Antigos começavam a se mexer, determinados a enviar esses incômodos intrusos de volta para o mar. Terríveis criaturas criadas pelos Antigos começavam a se mover pela terra, destruindo todos que encontravam, arrasando tudo em seu caminho. Diante deste novo horror, os novos ‘Australianos’ depositaram suas únicas esperanças na única vantagem que tinham: o poder de sua tecnologia militar moderna, que era muito mais avançada do que em 1888, quando a humanidade foi chamada pela última vez para enfrentar os Antigos.

Então galera, essa foi nossa lista e singela homenagem a esse grande escritor. Quais desses jogos vocês já jogaram? Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo e até a próxima.

One thought to “5 Jogos Baseados no universo de H. P. Lovecraft”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *