Para quem não descobriu ainda ou caiu aqui de paraquedas nós da Lost Token somos mineiros. Então, nada mais justo do que fazer uma listinha de jogos com aquilo que mais representa o nosso estado: Trem. Então, separamos para vocês hoje 5 jogos de Trem para você se sentir mais próximo da gente.

1 – Chicago Express

Para iniciar os trabalhos, senta o dedo ai:

Começando com um jogo que necessita de um total de ZERO de sorte para ser jogado. Em Chicago Express 2-6 jogadores disputam ações de 5 companhias férreas que se expandem em direção a Costa Leste Americana e tentam garantir retorno financeiro dos seus investimentos. Uma partida de Chicago Express tem no máximo 8 rodadas. Em cada rodada, cada um dos jogadores se revezam na escolha de três ações: leiloar uma ação de uma das empresas, expandir seu sistema ferroviário ou desenvolver um hexágono (cidade, montanha, floresta). Assim que todas as ações disponíveis de duas opções foram executas, tem-se a fase dos dividendos, onde os jogadores obtêm renda das empresas ferroviárias de que têm ações.
Vence a partida, aquele investidor que no final, conquistar a maior fortuna no império das ferrovias.

2 – Great Western Trail

Antes de falar sobre esse jogo, é obrigatório tocar a abertura de O Rei do Gado:

Com essa música tocando de fundo vamos lá: Em Great Western Trail 2-4 jogadores entram no papel de fazendeiros que levam seus rebanhos do Texas para o Kansas a fim de conseguir dinheiro. Parece simples, não é? Mas saiba que a impressão termina aqui, pois neste jogo você deve usar sabiamente seus recursos, manter seu gado em boa forma e aproveitar, da melhor forma possível, as construções ao longo e seu caminho. Além disso, você pode contratar vaqueiros para cuidarem de seu rebanho, artificies para construir suas propriedades e engenheiros para desenvolver linhas férreas. E não termina por aí não, durante seu trajeto vários perigos podem aparecer como inundações, desmoronamentos e a seca.
Vence a partida aquele fazendeiro com a maior quantidade de grana no fim da partida.

3 – Ticket to Ride

Outro jogo que obriga a gente a colocar uma musiquinha de fundo, então solta o som aí DJ:

Ticket To Ride com certeza é o queridinho de muitos e é obrigatório estar nessa lista. Com toda certeza, é o jogo mais fácil da lista, mas isso não diminui em nada a experiência da jogatina. Em Ticket To Ride 2-5 jogadores disputam as rotas de trens na América do Norte. Quanto maiores as rotas, mais pontos elas rendem no final. Os jogadores se revezam na compra de cartas de um monte ou de 5 cartas abertas na mesa. Ao adquirir um conjunto de cartas igual ao número de espaços de uma rota e com a mesma cor correspondente, esse jogador pode conquistar essa rota. Quando um jogador conquista essa rota, ele coloca os seus trens, com sua cor escolhida no início da partida, em suas trilhas. Lembrando que, as trilhas têm de conectar pelo menos duas cidades. Ganha o jogador com a maior quantidade de pontos no final.

4 – Russian Railroads

Como hoje estamos bem musicais, o próximo jogo também pede trilha:

Seguindo na nossa lista, trago aqui um dos jogos mais pedido nas mesas da nossa redação. Em Russian Railroads os jogadores representam magnatas da ferrovia que têm a missão de construir e desenvolver 3 ferrovias: a magnifica Transiberiana, St. Petersburg e Kiev. Além disso, esses magnatas devem promover a industrialização da nação russa, adquirir locomotivas e contratar engenheiros e trabalhadores.

5 – Stephenson’s Rocket

A última música não tem nada a ver com o jogo mas como todas tiveram, então não podemos deixar esse jogo sem:

Em 1830 a Inglaterra iniciou a construção de seu sistema de estradas de ferro. A mais famosa dessas locomotivas foi a George Stephenson’s Rocket. Nesse jogo, os jogadores assumem os papéis de barões das estradas de ferro na época da expansão ferroviária inglesa. Além de desenvolver as estradas de ferro, os barões constroem estações e investem em cidades.
Toda vez que um trilho é construído, qualquer um dos jogadores pode vetar sua ação, mas isso pode acarretar em seus dividendos. E, uma coisa legal desse jogo, é que uma empresa pode fundir com a outra apenas com os trilhos se entrecruzando, então, fique atento pois uma vez que reste apenas uma companhia, o jogo acaba e, como todos os jogos da lista, vence aquele que tiver mais dinheiro.

Então é galera, já jogaram algum dos jogos da lista? Qual versão de Ticket To Ride é a sua favorita? Eu vou ficando por aqui, um beijo no cérebro de todos vocês e até a próxima.

One thought to “5 Jogos de Trem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *