Você que curte board games há um bom tempo com certeza já se deparou com a seguinte situação: tentar reunir uma galera de fora do hobbie para jogar contigo num fim de semana qualquer. Porém, em determinado momento sempre aparece a pergunta “jogo de tabuleiro? Tipo War?”. Então, preparamos para você 5 Jogos tipo war, só que não!

1 – Small World

Começando a lista com um jogo bem divertido, em Small World os jogadores disputam a conquista de territórios em um mundo que é simplesmente pequeno demais para acomodar todas as raças deste planeta, dentre elas: humanos, anões, orcs, hobbits, amazonas, gigantes e muitas outras espécies bizarras e malucas.

Utilize suas tropas e suas magias especiais para conquistar territórios e empurrar seus inimigos para fora do planeta. Escolhendo a combinação certa entre as 14 diferentes raças de fantasia e 20 poderes especiais únicos, os jogadores correm para expandir seus impérios – muitas vezes à custa de vizinhos mais fracos. No entanto, eles também devem saber quando empurrar sua própria civilização super estendida para o declínio e montar um novo caminho para a vitória!

No que se assemelha ao War: Conquista de territórios, combate direto e rolagem de dados.

2 – Imperial 2030

O ano é 2030. Junto com os Estados Unidos, Rússia e Europa, novas grandes potências como China, Índia e Brasil têm aparecido no horizonte, participando na corrida global por poder e influência. Entretanto, estes seis Estados são apenas marionetes num jogo traiçoeiro, porque os seus destinos são controlados por poderosos investidores internacionais que operam por debaixo dos panos. Em Imperial 2030, cada jogador assume o papel de um destes investidores que está à procura constante do máximo retorno sobre seu investimento. Mas fique atento, pois seu poder sobre um Estado pode sumir num piscar de olhos.

No que se assemelha ao War: Controle de territórios, movimento de área e rolagem de dados.

3 – Twilight Struggle

Em 1945, aliados improváveis mataram o monstro nazista e as armas mais devastadoras já criadas pela humanidade deixaram de joelhos o orgulhoso império japonês, arrasado por uma tempestade de fogo. Se antes existiam várias grandes potências, agora restavam apenas duas. O mundo mal teve tempo de respirar aliviado e um novo conflito já ameaçava explodir. Diferente dos embates titânicos das décadas anteriores, esse conflito seria travado em grande parte não por soldados e tanques, e sim por espiões, políticos, cientistas, intelectuais, artistas e traidores. Twilight Struggle é um jogo para duas pessoas que simula os 45 anos da roda-viva de intrigas, disputas por prestígio e irrupções ocasionais de conflitos armados entre a União Soviética e os Estados Unidos. O mundo inteiro é a arena onde esses dois titãs se digladiam para proteger suas ideologias e seus modos de vida. A partida começa na Europa arruinada, no momento em que as duas novas “superpotências” disputam os destroços deixados pela Segunda Guerra Mundial, e termina em 1989, quando só os Estados Unidos continuavam de pé.

No que se assemelha ao War: Controle de territórios, batalhas e rolagem de dados.

4 – Kemet

Em Kemet, os jogadores representam uma tribo egípcia e irão usar os poderes místicos dos deuses do antigo Egito – junto com seus exércitos poderosos – para marcar pontos em batalhas gloriosas ou através de invasão de territórios.

A conquista da terra de Kemet ocorre ao longo de duas fases: dia e noite. Durante o dia, escolha uma ação entre as nove opções possíveis, executando-as imediatamente. Uma vez que cada jogador tenha feito cinco ações, a noite cai, com os jogadores reunindo Pontos de Oração de seus templos, comprando cartas de intervenção divina, e determinando a ordem do turno antes do início do novo dia.

Conforme o jogo avança, os jogadores podem conjurar criaturas mágicas e tê-las em suas tropas. Além de intimidar os inimigos, essas criaturas fornecem poderes especiais.

No que se assemelha ao War: Controle de territórios, batalhas e movimentação de tropas.

5 – Guerra do Anel (2ª Edição)

Em Guerra do Anel, um jogador assume o controle dos Povos Livres, o outro jogador controla o Exército das Sombras.

Inicialmente, os povos livres estão relutantes em tomar armas contra Sauron, então eles devem ser atacados por Sauron ou persuadidos por Gandalf e outros companheiros, antes de começar a lutar corretamente: esta é representada pela via política, que mostra se uma nação está pronta para lutar na Guerra do Anel ou não.

O jogo pode ser ganho por uma vitória militar, se Sauron conquista um certo número de cidades e fortalezas. Mas a verdadeira esperança dos povos livres encontra-se com a missão do Portador do Anel: enquanto os exércitos se chocam em toda a Terra-média, a Sociedade do Anel está tentando chegar secretamente à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel. Mas os companheiros podem estimular os povos livres para a luta contra Sauron, para que o Povo Livre equilibre a necessidade de proteger o Portador do Anel de danos, contra a tentativa de levantar uma defesa adequada contra o Exército das Sombras, de modo que eles não invadam a Terra Média antes do Portador do Anel completar sua missão.

No que se assemelha ao War: Controle de territórios, rolagem de dados e movimentação de tropas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *