7 Wonders é um board game de fácil entendimento, que sempre vai nos deixar na vontade de jogarmos de novo, fazendo com que elaboramos uma nova estratégia a cada partida.

Caixa do jogo 7 Wonders

Ele foi criado por Antoine Bauza em 2010 e publicado originalmente pela Repos Production na Bélgica, um jogo de cartas que apresenta civilizações antigas. No início do jogo, cada jogador recebe um tabuleiro chamado ‘Wonder board’. Cada “Wonder board” retrata um dos Antípatro de Sídon, as originais Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os jogadores colocam cartas representando vários materiais e estruturas em torno de suas Wonder board.

Ele é jogado ao longo de três eras (I, II e III), cada uma usando seus próprios decks de cartas. Em cada idade, sete cartas são distribuídas aleatoriamente para cada jogador. O jogo usa uma mecânica de card drafting, na qual uma vez por turno cada jogador escolhe uma carta para jogar de sua mão, e então passa as cartas restantes para o próximo jogador. Este processo é repetido até que cinco das sete cartas tenham sido jogadas. Neste ponto, cada jogador deve escolher jogar uma das suas duas cartas restantes e descartar a outra. Para construir uma estrutura, um jogador deve primeiro pagar o custo de construção, em moedas ou em um ou mais dos sete tipos de recursos. Então deve depositá-lo no Wonder board. Um jogador sem os recursos disponíveis pode PAGAR aos seus vizinhos diretos para usar seus recursos, normalmente em duas moedas por recurso, se eles estiverem disponíveis. Em vez de construir uma estrutura, um jogador pode optar por descartar uma carta para ganhar três moedas do banco ou usá-la para construir um estágio de sua maravilha.

Cartas do jogo 7 Wonders

Existem sete tipos de cartas ages, representando diferentes tipos de estruturas, as mesmas são determinadas pela cor do fundo:

  • Cartas vermelhas (estruturas militares) contêm símbolos de “escudo”; estes são somados para dar força militar ao jogador, que é usado na resolução de conflitos no final de cada era.
  • Cartas amarelos (estruturas comerciais) têm vários efeitos: podem conceder moedas, recursos e / ou pontos de vitória ou diminuir o custo de compra de recursos dos vizinhos.
  • Cartas verdes (estruturas científicas): cada carta tem um dos três símbolos. Combinações dos símbolos valem pontos de vitória.
  • Cartas azuis (estruturas cívicas): todas concedem um número fixo de pontos de vitória.
  • Cartas marrons (matérias-primas) fornecem um ou dois dos quatro recursos de matéria-prima usados ​​no jogo (madeira, minério, tijolo de barro e pedra).
  • Cartas cinza (produtos manufaturados) fornecem um dos três produtos manufaturados usados ​​no jogo (vidro, papiro e tecidos).
  • Cartas roxas (guildas) geralmente concedem pontos de vitória baseados nas estruturas que um jogador e / ou seus vizinhos construíram.

Decks marrom e cinza aparecem apenas nos decks Age I e II; cartões roxos só aparecem no decks Age III.

No final de cada era, os conflitos militares são resolvidos entre os vizinhos. Isso é feito comparando o número de símbolos de escudo nos cartões vermelhos dos jogadores e concedendo pontos de vitória de acordo. Depois de todos os três baralhos terem sido jogados, os jogadores calculam as suas pontuações em todas as áreas desenvolvidas (civil, científica, comercial, etc.). O jogador com mais pontos de vitória ganha.

Cartas do jogo 7 Wonders

No jogo de base, existem sete meios de obter pontos de vitória:

  1. Vitórias militares – 1 ponto por cada vitória (com o maior número de escudos) na primeira idade, 3 na segunda e 5 na terceira. Cada derrota faz com que um jogador perca 1 ponto de vitória, independentemente da idade.
  2. Moedas de ouro – Um ponto para cada 3 moedas que um jogador possui no final do jogo.
  3. Fases da Maravilha – Muitas das etapas da maravilha garantem um número fixo de pontos de vitória.
  4. Estruturas cívicas (cartões azuis) – Cada estrutura concede um número fixo de pontos de vitória.
  5. Estruturas Comerciais (cartões amarelos) – As estruturas comerciais da Idade III concedem pontos de vitória baseados em certas estruturas que o jogador construiu.
  6. Guildas (cartas roxas) – As guildas fornecem vários meios de ganhar pontos de vitória, a maioria dos quais são baseados nos tipos de estrutura que um jogador e / ou seus vizinhos construíram.
  7. Estruturas científicas (cartões verdes) – Cada carta verde tem um símbolo, uma carta de um tipo concede um ponto de vitória, mas duas cartas concedem quatro; o número de pontos concedidos é igual ao número de símbolos idênticos possuídos ao quadrado. Além disso, cada conjunto de 3 símbolos diferentes possuídos o jogador ganha 7 pontos.

Obs: Existem 4 cartas verdes para cada símbolo, resultando em um máximo de 16 Pontos de Vitória por tipo de símbolos iguais.

Se você ainda não conhece 7 Wonders, vale a pena juntar com sua roda de amigos e construir a 7 maravilhas do mundo antigo. Tenho certeza que no final ou até mesmo durante cada partida (quando aquele amigo que demora um século para escolher a carta), você terá a curiosidade de pesquisar como era a maravilha escolhida por você.

One thought to “7 Wonders”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *