Fala galera! Beleza? Faz um tempo que não escrevo por aqui, mas pretendo voltar a escrever mais e em breve voltar com a minha série de jogos através do tempo!

Hoje vou falar sobre um jogo que queria conhecer já faz muito tempo, o Above and Below! Lançado em 2015 lá fora e em 2018 aqui no Brasil pela conclave editora Above and Below é um jogo de construção de baralho e coleção de componentes com narração de histórias. Durante a partida cada jogador irá construir uma aldeia com a ajuda de seus aldeões e ao fim da partida o jogador que acumular a maior quantidade de pontos de vitória será o vencedor.

O jogo se passa em 7 rodadas e em cada uma delas os jogadores podem realizar ações livres e com seus aldeões. Os jogadores vão alternando entre si até que todos tenham passado e inicia-se uma nova rodada. A quantidade de ações possíveis é limitada pela quantidade de aldeões que cada jogador possui. Sempre que um aldeão é utilizado ele fica cansado e só poderá retornar para área de ativos bebendo cidra ou descansando no fim da rodada.

Ao construir sua aldeia você pode decidir construir acima da superfície ou abaixo, nas cavernas, e ao decidir ir pelas cavernas é que a aventura começa! Entretanto,  antes de começar a construir abaixo da superfície, você deve primeiro explorar com sucesso uma de suas cavernas, e para isso o livro de encontros te guiará através de uma aventura. Caso você não consiga atingir os requisitos de exploração daquela caverna, você não poderá construir naquele local e deverá tentar explorar novamente na sua próxima vez.

As aventuras propostas pelo livro de encontros são bastante interessantes, porém, na minha opinião, em sua maior parte possuem resultados bastante óbvios para suas resoluções. Pode parecer um pouco frustrante, porém isto não tira a magia do jogo. Apesar da história e suas ações te indicarem qual será a possível recompensa final, isto te ajuda estrategicamente, pois você poderá escolher uma ação que irá te favorecer no jogo sem depender muito de um fator sorte nas escolhas.

O jogo possui um sistema de venda de mercadorias, onde na partida que joguei ficou completamente abandonado. Acredito que com mesa cheia essa mecânica possa ser mais utilizada, porém não me pareceu vantajosa em nenhum momento da partida.

Você pode utilizar as mercadorias, recebidas em aventuras ou colhidas em construções na sua vila, para subir na trilha de progresso e ganhar mais dinheiro nas próximas rodadas além de pontos de vitória ao fim do jogo.

No fim da sétima rodada os jogadores somam seus pontos de vitória presentes em suas construções, nos bônus das cartas, na trilha de reputação e na trilha de progresso. O jogador com a maior quantidade de pontos de vitória vence o jogo!

No geral, gostei da experiência com o jogo (principalmente porque venci), as histórias são muito bem construídas, as cartas trazem variabilidade para o jogo e as ações trazem uma árvore de escolhas bastante interessante. Senti pouca interação entre os jogadores, excluindo-se a interação de ler as histórias do livro de encontros. 

E aí? Já jogou Above and Below? O que achou deste jogo?

Até a próxima, um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *