Para quem já está acostumado com o nosso mundinho dos jogos de tabuleiro a disputa de atenção com os aparelhos eletrônicos é constante. Jogos digitais, já há algumas décadas, tem tomado o espaço que antes era dos jogos analógicos. De uns 5 anos pra cá, o mercado de jogos de tabuleiro cresceu assustadoramente mas ainda não é grande o suficiente (e nunca será) para derrubar o digital. Alguns designers de jogos analógicos encontraram um jeito de atuar bem na membrana que separa esses dois mundos, um deles foi Matúš Kotry, autor de Alquimistas.

Alquimistas é um jogo para 2 a 4 jogadores em que cada participante é um Alquimista tentando descobrir de que são feitas as coisas. No jogo, existem 8 objetos que estão sendo analisados pelos jogadores que devem determinar qual a sua natureza.

Para descobrir do que as coisas são feitas, os jogadores misturam esses elementos a fim de produzir poções, e é aqui que está o grande charme do jogo. Para misturar as poções, o jogo usa um aplicativo de celular. O jogador deve ler 2 cartas com auxílio do aplicativo que vai informar qual tipo de poção é formada pelos dois itens apresentados. De posse dessa informação, o alquimista deve começar a deduzir qual tipo de elemento (Azul, Vermelho ou Verde. Todos podem ser também + ou -) constitui cada um dos 8 objetos sob análise.

Depois de misturar várias poções, o participante pode apresentar sua tese à comunidade científica a respeito de suas análises. Por exemplo: Após misturar Escorpiões com Flores, Sapos e Cogumelos, um alquimista concluiu que o Escorpião é constituído de Vermelho +, Azul + e Verde -. Ele apresenta sua tese e recebe pontos por isso.

Do mesmo modo que acontece na comunidade científica dos dias de hoje, você pode usar a tese de outro cientista para embasar suas próprias teorias ou ainda rebater as teses mal feitas dos colegas (que é muito mais legal, diga-se de passagem). Outra semelhança com a ciência atual é que a verba para pesquisa é limitada, portanto, os alquimistas precisam vender poções para conseguirem dinheiro para sustentar seus estudos, pagar escrivães e adquirir material para auxiliá-lo a ser o Alquimista de maior prestígio do reino.

Com uma arte impecável, ambientação invejável e imersão intensa, Alquimistas é uma boa pedida pra tentar fazer essa ponte com o mundo digital, sem perder a essência dos jogos analógicos.

Já jogou Alquimistas, indica algum outro jogo que usa App? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *