De quem é a vez?
Você já percebeu que em muitas jogatinas sempre surge a pergunta “De quem é a vez?” e sempre é um jogador que se petrifica diante uma simples decisão? Se nunca percebeu, este indivíduo pode ser você.
Esse fenômeno que assola o mundo dos board games é definido como Analysis Paralysis (AP), no qual o tempo gasto por um jogador para realizar uma ação excede o tempo adequado da mesa. Um dos motivos é o “overthinking” (pensar além da conta), onde há a necessidade do jogador de definir sua estratégia a partir da previsão de todas as possíveis jogadas futuras.
O AP é mal visto pela maioria dos jogadores casuais, mas a verdade é que cada jogo possui uma complexidade diferente e por consequência é necessário um tempo diferente de análise das ações.
O tempo de resposta à decisões é diferente para cada indivíduo, então para evitar que o jogo seja paralisado em todo momento basta estimular os jogadores a pensarem antes do seu turno ou até mesmo participar em jogatinas onde os jogadores possuem o mesmo perfil de pensamento.
Terra Mystica, Brass, Twilight Imperium e Gaia Project são exemplos de jogos onde é muito provável a presença do AP, já que são jogos complexos e exigem ações meticulosamente calculadas.
5 thoughts to “Analysis Paralysis (AP)”
Pingback: 7 Wonders – Lost Token
Pingback: Twilight Imperium 4ª Edição: Guerrear ou não? – Lost Token
Pingback: Setup – Lost Token
Pingback: Family Games – Lost Token
Pingback: Takenoko – Lost Token