Fascinado com os azulejos decorativos do palácio de Alhambra, no sul da Espanha, o rei de Portugal, Manoel I, decide decorar seu palácio de forma semelhante. Você, como artista de azulejos, deve comprar azulejos dos fornecedores locais e construir um dos murais do rei. Este é Azul, um jogo abstrato premiado no Spiel des Jahres em 2018.

Em Azul, cada jogador recebe um tabuleiro contendo espaços para alocar azulejos e construir seu mural. Este tabuleiro possui dois lados, um lado com um template de mural já pronto e o outro lado que pode ser construído da sua maneira. A única regra é: linhas e colunas não podem ter azulejos repetidos, bem parecido com sudoku.

A cada turno os jogadores devem comprar azulejos dos fornecedores (e sim, são pedaços de azulejos de verdade!), e alocá-los em seus tabuleiros formando combinações diversas. Porém cuidado! Azulejos não utilizados são considerados desperdício e geram pontuação negativa para o jogador.

Assim que todos azulejos são comprados, a rodada se encerra e os pontos são contados de acordo com as combinações criadas. Vence o jogador que possuir mais pontos de vitória.

Azul é um jogo maravilhoso, tanto visualmente quanto mecanicamente, e isso reflete a sua premiação como melhor jogo do ano de 2018. Os azulejos trazem um apelo visual muito forte e a mecânica de alocação destas peças traz diversas opções de jogadas, e o melhor, é muito simples de ser explicado e jogado. Com 5 minutos você já está jogando!

Já jogou Azul? O que achou deste jogo? Diz aqui nos comentários!

Pontuação:

Arte e Componentes: 10/10
Sorte: 6/10
Complexidade: 4/10
Rejogabilidade: 6/10
Estratégia: 7/10

Nota Final: 8/10

One thought to “Azul”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *