Hoje vamos falar sobre o Catan, um jogo escolhido devido ao seu apelo emocional, que representa a muitos que possuem os board games como hobby no Brasil o papel de jogo de apresentação desse mundo.

Na ilha de Catan os jogadores devem explorar a região e conquistá-la através da construção de estradas, vilas e cidades. O turno consiste em basicamente rolar os dados e coletar os recursos (madeira, trigo, tijolo, ovelha ou pedra) correspondentes à cidades construídas em cada tile com o resultado dos dados, além disso, o jogador pode construir estradas, vilas e cidades, e comprar e usar cartas de desenvolvimento. Caso um 7 for rolado, o jogador pode mudar o ladrão de tile impossibilitando a aquisição de recursos no mesmo e ainda pode roubar um recurso do adversário que possuir uma vila ou cidade no tile em questão.

Para reivindicar a vitória do jogo basta acumular 10 pontos, obtidos através da construção de vilas e cidades, pela estrada mais longa, e o maior exército, reunindo-se determinadas cartas de desenvolvimento.

Outro aspecto da mecânica do jogo é a possibilidade de negociação entre jogadores que podem trocar os recursos para possibilitar o avanço do jogo, além disso, os recursos podem ser trocados com o porto ou banco.

A rejogabilidade do jogo é enorme devido ao seu tabuleiro modular em tiles hexagonais que é organizado de forma aleatória, onde cada um indica um recurso ou o deserto, e recebe um número aleatório. O jogo é influenciado pela sorte dos dados porém indica aos jogadores como a probabilidade pode influenciar o jogo, onde os tiles indicam de forma intuitiva quais números tem mais possibilidade de sair.

Já jogou Catan? O que achou do jogo? Deixe aqui nos comentários pra gente!

Pontuação:

Arte e Componentes: 9/10
Sorte: 6/10
Complexidade: 2/10
Rejogabilidade: 8/10
Estratégia: 5/10

Nota Final: 7/10

One thought to “Catan”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *