Hoje falaremos de um joguinho que é um rei, ao lado do Camel Up. É um jogo que é para 2 a 8 jogadores, mas com toda certeza já joguei com 10, 13, 14 pessoas. Dura uns 15 minutos, mas nunca joguei menos de 5 partidas, o jogo é simplesmente INCRÍVEL. Codinomes, também conhecido como código secreto, é aquele jogo que você tem que ter debaixo do braço para levar em todos os rolês.

Como funciona Codinomes? O jogo é constituído basicamente de 2 decks, um com codinomes e outro de mapeamento, um número bem grande de cartas que traz uma rejogabilidade muito grande. Vamos lá, deve-se dividir o pessoal em 2 grupos, o melhor bem dividido possível, em cada turno teremos 1 decodificador e o resto da equipe vai ter que entender as dicas. Na mesa teremos 25 cartas de codinomes, que são nada mais nada menos que palavras, em uma grade de 5×5, o decodificador da vez terá uma carta de mapeamento que mostrará quais das 25 palavras o seu time tem que adivinhar, sempre serão 8. O codificador na sua vez irá falar um número e uma palavra dica, tipo megasenha que passava na tv, por exemplo ele quer que o seu time adivinhe Hulk e Homem de Ferro, ele poderá falar “ 2 – Marvel”. Ok, entendi a funcionalidade básica, mas qual a graça? É que os 2 times disputam quem adivinha as 8 palavras primeiro, ou seja, cada momento o codificador de cada equipe fala a sua dica e o seu time tem a oportunidade de adivinhar. Isso gera uma confusão bem legal, pois quanto mais palavras você conseguir agrupar em uma dica mais rápido seu time finaliza as palavras e vence. Entretanto não é somente isso, se uma equipe chutar errado ela tem 3 fins, primeiro: nada acontece, porque é uma palavra neutra. Segundo: você pode dar uma palavra para o time adversário. E terceiro: a pior opção, você pode escolher o assassino que simplesmente faz seu time perder NA HORA.

O jogo é basicamente isso, rápido, permite jogar um número grande de pessoas ao mesmo tempo, simples e maravilhoso pra você deixar guardadinho na mochila e fazer a catequização das pessoas para board games. Uma indicação para você pensar com carinho e conhecer melhor depois. Uma dica, o jogo fica melhor com mais pessoas, mas a partir de 4 dá pra curtir bastante.

E aí? Curtiu o post, comenta aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *