Ah! Colonizadores de Catan. Com toda certeza do mundo esse foi o primeiro jogo “diferente” que muitos aqui jogaram e se apaixonaram à primeira vista e muitos vieram para esse mundo de board games por conta dele. Há quem diga que o jogo não tem nada de mais. Mas, eu vou discordar pelo simples motivo de: apesar de ter jogado várias e várias vezes, Catan sempre traz uma emoção a cada rolagem de dados, aquela pequena frustração de ter o ladrão nas suas terras e vontade insana de ter todas as ovelhas da reserva.

Entretanto, se você esteve em coma nos últimos 24 anos, vou lhe dar um breve resumo sobre o que é esse tesouro que fica guardado no coração de muitos aqui.

Em Colonizadores de Catan os jogadores tentam ser a força dominante na ilha de, veja só, Catan, construindo estradas, vilas e cidades. Em cada turno, os dados são rolados para determinar quais recursos a ilha produz sendo eles: madeira, trigo, tijolo, ovelha ou pedra/minério para construir suas civilizações, chegar a 10 pontos de vitória e ganhar o jogo.

O jogo é composto por um tabuleiro modular em tiles hexagonais, cada uma mostrando um recurso ou o maldito deserto, o covil do temível Ladrão, sendo que cada tile recebe um número. No início do jogo cada jogador coloca duas vilas e duas estradas nas interseções ou bordas dos tiles hexagonais.

Cada turno se dá em rolar dados, coletar recurso (com base nos resultados dos dados e nos números que estão em cada tile), negociar mercadorias (com porto, banco ou outros jogadores), construir estradas, vilas ou cidades, e comprar e usar cartas de desenvolvimento. Se um 7 é rolado, o jogador move o ladrão para um novo terreno e rouba uma carta de recurso de outro jogador que tenha alguma construção naquele terreno. Construir vilas e cidades fazem aumentar a produção de recursos naqueles locais.

Como que ganha ponto? Existem 3 formas: Construindo Vilas e Cidades, sendo que a primeira vale 1 ponto de vitória e a segunda 2; construindo a Estrada mais longa, o que lhe garante 2 pontos de vitória e por fim temos a Maior Cavalaria, que lhe garantem 3 pontos.

Quem ai ama esse jogo de paixão mesmo? Foi seu primeiro jogo? Tem alguma história engraçada sobre uma jogatina de Catan? Deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo, e  até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *