Rainha Nefertari (1290 - 1255 a.C.) jogando Senet
Rainha Nefertari (1290 – 1255 a.C.) jogando Senet

Datado entre 3500 e 3100 antes de Cristo, Senet é provavelmente o jogo mais antigo do mundo, pois até então é o mais antigo já encontrado em escavações arqueológicas. De acordo com hieróglifos e peças encontradas Senet parecia ser um jogo muito popular no antigo Egito podendo ser encontrado em superfícies simples de calcário e até em tabuleiros incrustados com pedras preciosas.

Para se ter uma ideia da importância deste jogo, na tumba de Tutankamon foram encontrados 4 tabuleiros de Senet de diversos tamanhos. Também existem evidências de que este jogo perdurou durante milênios sendo jogado até meados do ano 400 d.C.

Conhecido também como jogo dos 30 quadrados, Senet significa passagem e reflete a religiosidade do povo egípcio com sua transição da vida para a morte. Pouco se conseguiu extrair da história deste jogo e suas regras não são completamente compreendidas, porém ao que tudo indica, o jogo se baseia no caminho que a alma percorre durante a passagem da vida após a morte para a eternidade tentando evitar perigos durante esta viagem e lutando contra as forças do mal e o julgamento de Osíris, o deus dos mortos.

Tabuleiro de Senet inscrito para Amenhotep III (1390 - 1353 a.C.)
Tabuleiro de Senet inscrito para Amenhotep III (1390 – 1353 a.C.)

Apesar do desconhecimento de suas regras originais, pesquisadores chegaram a algumas regras que supostamente se aproximam do que era jogado no tempo dos faraós e permite que o jogo seja apreciado.

Como dito anteriormente o jogo é composto de 30 casas quadradas, e estas são dispostas em três fileiras de dez quadrados formando o tabuleiro de Senet. Para jogar cada jogador recebe 5 peões, que são colocados de forma intercalada no início do tabuleiro. Para ditar a movimentação dos jogadores, 4 palitos são usados como dados. Estes palitos possuem duas faces, uma mais clara e outra escura, e de acordo como caem ao serem jogadas é que se contam quantas casas um peão pode se mover.

Seguindo um movimento de S pelas linhas o objetivo do jogo é sair com todas as suas peças do tabuleiro antes de seu oponente evitando ataques e fugindo das armadilhas do tabuleiro.

Em uma próxima publicação entrarei mais nos detalhes de como jogar Senet, suas variações e suas probabilidades. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *