Comer durante a jogatina é permitido? Essa é uma grande questão. Primeiramente, tenha em mente que dependendo da comida escolhida o resultado pode ser dedos gordurosos diretamente nas cartas e tabuleiro ou o perigo iminente de uma inundação de refrigerante no meio do jogo, fazendo com que os meeples tenham que nadar. 

Em sua maior parte, os componentes de um board game são constituídos por papelão, madeira, papel, plástico e cola ou melhor dizendo: líquidos e gordura não combinam com o hobby.  Se você tiver algum problema no coração, consulte o seu médico antes de ler a próxima frase. Imagine agora que você ganhou de presente um Caverna e, enquanto estava estreando o jogo, acidentalmente esbarra em um copo cheio de água, o que pode resultar em danos aos componentes, descoloração das artes, descolamento dos tiles e empenamento dos boards.  

Mesmo sabendo dos riscos, uma jogatina pode durar horas e não há quem aguente ficar sem comer. Sendo assim, cabe aos jogadores entrarem em consenso definindo uma ética de players que delimita as regras para que não haja um desastre. Deste modo, a jogatina cumprirá seu papel de diversão sem deixar alguém paranóico com algum ”Destruidor” infiltrado entre os jogadores.

Agora vamos para o que interessa, como mitigar a probabilidade do apocalipse acontecer? O primeiro passo é colocar sleeves nas cartas para proteção contra impurezas. Em seguida, como já citado, estabelecer regras onde todos devem posicionar as bebidas em uma “mesa de canto” ou utilizar suportes de copo para que não ocorra a interrupção do jogo.  Além disso, os jogadores podem sempre usar a pausa para comer utilizando guardanapos e lavar as mãos antes de voltar ao jogo.

E assim começa a nova série “Cuidados com os board games”, baseada no episódio #6 do CorujaCast, onde será discutido as boas práticas para manter os seus jogos em um estado conservado por várias jogatinas.

One thought to “Cuidados com os board games – A gula durante a jogatina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *