Qual dono de uma respeitável coleção de board games não quis expô-la em sua prateleira para o mundo ver? Esse é um desejo corriqueiro do hobby, motivo impulsionado pela presença de deslumbrantes artes impressas nas caixas. Porém, infelizmente o aspecto visual original pode ser deteriorado com o passar dos tempos devido a exposição solar. Seriam as caixas de board games na verdade vampiros? 

É evidente que a degradação não é momentânea. Todavia uma constante exposição solar sobre as caixas de board games pode resultar no desbotamento da arte impressa, efeito decorrente da ação dos raios UV, associada a temperatura, com os compostos químicos da tinta. 

O efeito ocorre devido ao fato de que a radiação Ultravioleta, emitida pelo Sol, é mais energética do que a luz visível irradiada por uma lâmpada comum. Sendo assim, são lançados fótons mais energéticos para a tinta impressa na caixa, resultando no salto dos elétrons de níveis de energia nos átomos e moléculas dessa substância fazendo com que a composição química seja alterada e consequentemente ocorra a variação da tonalidade da tinta.

Sabendo dos riscos da exposição solar, primeiramente você deve tomar a decisão se você deseja expor os seus board games ou não. Caso concorde com o Drácula e acha que o lugar de vampiro é no caixão, há a opção de armazenar seus jogos fora da luz direta em boxes especiais ou simplesmente dentro do armário deixando-os intactos.

Se você prefere admirar os board games como se estivesse em um museu, escolha um local de armazenamento onde o sol não irá incidir luz direta nas caixas, na hipótese de não haver essa opção opte por utilizar cortinas ou películas de proteção contra raios UV nas janelas. Além disso, uma boa prática para mitigar danos na sua coleção é realizar a rotação da posição dos jogos frequentemente. 

É importante ressaltar que a descoloração da caixa de um board game não ameaça a experiência da jogatina. Muitas das vezes, o procedimento de armazenamento se baseia em qual perfil do hobby a pessoa se encaixa, como colecionador, comerciante ou entusiasta. Cabe a você decidir como irá realizar a conservação do seu jogo porque esse é um fator crucial de desvalorização no momento da revenda ou troca.

E assim continua a série “Cuidados com os board games”, baseada no episódio #6 do CorujaCast, onde é discutido as boas práticas para manter os seus jogos em um estado conservado por várias jogatinas. Caso não conferiu o primeiro volume da série clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *