De repente você acorda no meio da noite, assustado de um pesadelo, com uma sensação de frio na espinha que o incomoda. Baseado no gênero de terror, esse é o sentimento que o “Don’t turn your back” quer evocar em seus jogadores, através da imersão ambientada no mundo sinistro do RPG “Don’t rest your head”. 

O board game foi licenciado no Brasil pela editora “O Capturador” e une as mecânicas de deck building e controle de área através da alocação de cartas. O objetivo principal dos jogadores é acumular o maior número de velas e assim conseguir escapar desse mundo sinistro.  

Don’t turn your back comporta de dois a quatro participantes e se adapta ao número de participantes através do bloqueio de certos espaços jogáveis. A competitividade aumenta de acordo com o número de jogadores devido às cartas de favores aos pesadelos que podem prejudicar um ou vários adversários ao mesmo tempo, além da disputa por espaços vagos.

Para entendermos o jogo, primeiro precisamos estabelecer certas características. A alocação das cartas pesadelo pode ser realizada em cinco áreas diferentes, onde cada uma representa as ações podem ser executadas. São elas: Cidade Adormecida (CA), Escola Secundária (ES), Distrito 13 (13), Bazar Bizarro (BB) e Reino de Cera (RC). 

Cada carta de pesadelo apresenta um custo de aquisição, a dor que ela simboliza, as áreas em que podem ser alocadas e algumas delas possuem habilidades especiais.

Como o jogo funciona? Cada turno é dividido em quatro fases onde basicamente o jogador deve alocar as cartas de sua mão nas diferentes áreas do tabuleiro, acumular a influência através da soma da dor dos seus pesadelos, pontuar as velas e realizar a limpeza do board.

As leis que regem o Distrito 13 trazem uma certa rejogabilidade ao jogo, pois as mesmas impõem objetivos temporários aos jogadores, que devem pensar duas vezes antes de decidir onde alocar suas cartas. Aqueles que cumprirem as metas impostas podem receber várias velas, cartas gratuitas da fila de aquisição ou até mesmo eliminar cartas torturadas do Reino de Cera dos adversários.

A “sorte” pode influenciar no início do jogo quando o jogador está com o deck base, porém à medida que se constrói o deck através da aquisição de cartas na Cidade Adormecida e eliminação de cartas no Reino de Cera, a influência da sorte diminui. E já te aviso que vai querer comprar o “Rei de cera” em virtude da sua habilidade.que causa um rombo gigante na mão dos adversários, obrigando-os a descartar três cartas, além de você poder comprar duas cartas e pontuar duas velas.

O jogo é totalmente simétrico, sendo assim, perde se a oportunidade de beber de seu “lore” e atribuir habilidades diferentes aos quatro personagens, mas claro foi uma escolha do designer. Vale a pena ressaltar que o “Don’t turn your back” base vem com um organizador perfeito para comportar todos os componentes do jogo sem que nenhum fique ressaltando.

Já teve a oportunidade de explorar o mundo do “Don’t turn your back”? Deixe aí nos comentários a sua opinião do jogo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *