Em 2004, Battlestar Galactica entrava na televisão como mais uma série futurista sobre exploração espacial. Em um gênero extremamente saturado, a série era uma releitura da original de 1978 época em que várias franquias do gênero despontavam no cenário mundial, entre elas as gigantescas Star Trek e Star Wars. Por ter concorrentes tão gigantescos, Battlestar Galactica correu quase como uma série “B” na década de 2000.

A grande sacada da história da série é que existem seres chamados Cylons que podem se passar por humanos sem que haja qualquer possibilidade de serem detectados. Os Cylons querem destruir a raça humana enquanto os poucos humanos remanescentes dos vários conflitos com os Cylons vivem em uma grande frota estelar e querem regressar à Kobol, uma terra há muito tempo atrás habitada por eles.

Esse é o enredo também do jogo de tabuleiro Battlestar Galactica. Um jogo semicooperativo onde um grupo de jogadores são os humanos tentando regressar a Kobol e outro grupo menor são os Cylon infiltrados na tribulação que querem sabotar os planos. O jogo é sucesso no mundo inteiro e infelizmente está esgotado já há muito tempo em todo o mundo. A produtora do jogo, Fantasy Flight, não tem mais os direitos de imagem da série e um novo print (pelo menos na data de publicação deste artigo) é improvável.

No meio desse embaraço jurídico e tentando surfar no sucesso que o game fez, Dead of Winter surgiu no cenário dos boardgames afim de ser o novo Battlestar.

Dead of Winter tem praticamente as mesmas mecânicas de Battlestar Galactica: Resolução de crises, esquema semicooperativo (ou não, veremos mais abaixo), gestão de mão, rolagem de dados, blefe e papéis ocultos. No começo de uma partida de Dead of Winter um objetivo global é selecionado e todos do grupo tem que cumpri-lo juntos, caso não seja cumprido todos perdem. O tema de Dead of Winter não é menos saturado que o de Battlestar: o famigerado apocalipse zumbi, desta vez no inverno.

Semelhanças:

  • Papéis Ocultos
  • Cooperativo
  • Mecânica do Traidor
  • Gestão de Mão
  • Resolução de crises com cartas.
  • Votação

Diferenças:

  • Em Battlestar Galactica OBRIGATORIAMENTE haverá um traidor entre os jogadores, isto faz com que a cada segundo um jogador esteja sempre desconfiando dos outros. Em Dead of Winter existe a chance de simplesmente não haver um traidor entre o grupo.
  • Em Dead of Winter, existem as cartas de encruzilhadas que são situações que acontecem esporadicamente e exigem que o jogador ativo tome decisões imediatamente que afetarão toda a mesa. Em BSG as crises não têm esse caráter individual salvo as exceções em que Almirante e Presidente precisam tomar decisões.
  • Em Battlestar Galactica, cada jogador controla um único personagem ao longo da partida enquanto em Dead of Winter cada jogador controla um grupo de personagens.
  • Em Dead of Winter, cada jogador também tem um objetivo pessoal além do objetivo coletivo, para alcançar a vitória ambos devem ser concluídos. Em Battlestar o objetivo é sempre ou fugir pra Kobol ou impedir a fuga (caso dos Cylon).
  • Dead of Winter tem cenários com durações diferentes, proporcionando uma experiência mais longa ou mais curta, de acordo com o desejo da mesa. BSG não tem esse recurso e por conta disso pode durar 3-4h com tranquilidade.
  • O fato de BSG ser jogado com apenas um personagem por jogador, cria um ambiente muito propício ao Roleplay, o que torna a interação entre os jogadores o ponto alto do jogo. Dead of Winter quase não passa esse sentimento, pois não há identificação do jogador com o personagem.
  • Se você procura um jogo mais político, onde o blefe e lábia sejam primordiais para a vitória, Battlestar Galactica é o seu jogo. Caso esteja procurando uma experiência mais curta, e com uma pegada menos política e um pouco mais individual, talvez Dead of Winter seja uma opção melhor para o seu grupo.

E aí? Na sua opinião quem leva o Duelo de hoje?

One thought to “DUELO: Battlestar Galactica x Dead of Winter”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *