Você que tá chegando agora nesse mundo de board games muito provavelmente já deve ter ouvido alguém falar um desses dois termos. E consequentemente já deve ter percebido que esse tema dá mais treta que Nescau x Toddy ou Marvel x DC. Mas o que diabos significam esses termos? Bom, eu vou te explicar.

Ameritrash:

São jogos em que a temática é completamente integrada à mecânica, sendo o ponto central do jogo. As características mais fortes são: forte influência da sorte e grande interação entre os jogadores. Alguns jogos desse tipo também apresentam miniaturas e itens personalizados, e claro, o conflito direto entre os jogadores. Uma outra característica é que nos Ameritrash é possível que um ou mais jogadores sejam eliminados antes do fim do jogo devido aos combates. Vale ressaltar também que muitos jogos cooperativos, se enquadram nesse tipo de jogo tal como Eldritch Horror.

Ok, mas como eu ganho? Em geral, derrotando os outros jogadores ou concluindo objetivos ou missões bem especificas.

Um ponto que vale mencionar é quanto ao nome dado a esse gênero. Os fãs desse lado da força acham esse nome desnecessariamente pejorativo e preferem não usá-lo. Outros acham que a referência a América é um problema, porque nem todos esses jogos são publicados lá. Termos alternativos sugeridos incluem Amerigames, Amerigold e Ameritreasure. Até o momento, nenhum deles ganhou força. A BoardGameGeek criou recentemente um sistema para categorizar jogos, e nomeou a categoria para estes jogos “Jogos Temáticos” ou “Thematic Games”, um nome mais profissional e menos ofensivo para os próprios editores de jogos.

Alguns exemplos desse tipo de jogo: War, Banco Imobiliário, Twilight Imperium 4, Mice and Mystics, Guerra do Anel, Zombicide, etc.

Componentes de Twilight Imperium 4
Twilight Imperium 4

Eurogames:

São jogos em que a mecânica prevalece sobre o tema, sendo que o tema serve apenas como plano de fundo não tendo impacto nenhum na jogabilidade. Duas características se destacam logo de cara para diferenciar dos Ameritrash: baixa dependência de sorte e a interação indireta entre jogadores. Isso quer dizer que você não precisa ficar suplicando por um bom número nos dados ou ficar mexendo no celular antes da partida acabar porque todos te focaram logo no início da partida, pois há predominância da estratégia. Outro ponto importante dos Euro é o gerenciamento de recursos, podendo ser madeira, pedra, etc.

E como vencer nos Eurogames? Simples, Pontos de Vitória, que são conquistados por suas ações ou em troca de seus recursos.

Alguns exemplos: Colonizadores de Catan, Power Grid, Agrícola, Puerto Rico, Terra Mystica, Carcassone, etc.

Componentes do jogo Power Grid
Power Grid

Existem também jogos híbridos entre esses dois gêneros, que misturam elementos como combates, gerenciamento de recursos, etc.

Alguns jogos desse tipo são: Starcraft, Abyss, Cyclades, etc.

Componentes do jogo Abyss
Abyss

E aí, curtiu esse resuminho? Já decidiu qual é a sua praia? Deixa nos comentários qual seu gênero e jogos favoritos. Beijo no cérebro de todo mundo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *