“Imagine um lugar muito longe daqui/Com camelos para passear/É uma imensidão de cultura e expressão/É caótico, mas é, é um lar/Sopram ventos do leste e o Sol vem do oeste/Seu camelo quer descansar/Pode vir e pular, no tapete voar/Noite árabe vai chegar”. Como escutar esta música e não se sentir no deserto da história de Aladdin, hoje vamos falar sobre Five Tribes, um jogo baseado nos contos de Mil e uma noites.

Se imagine em uma caravana, cruzando as terras místicas das 1001 noites, que após vários dias no deserto escaldante chega ao Sultanato da fábula de Naqala. A cidade está em luto pois o seu sultão morreu deixando o poder em aberto. Dizem as previsões dos oráculos que forasteiros controlam as cinco tribos para conquistar influência sobre a lendária cidade-estado. Essa é a história do premiado board game criado por Bruno Cathala.

O jogo apresenta uma inovação na mecânica de alocação de trabalhadores, onde os meeples que representam as cinco tribos: Assassinos, Sábios, Construtores, Comerciantes e Vizires, já iniciam o jogo alocados no tabuleiro. Cabe ao jogador manipulá-los através dos oásis, mercados, aldeias e templos da região de Naqala para conquistar o Sultanato, aproveitando das habilidades especiais de cada tribo, além de invocar Gênios poderosos que podem mudar o rumo da partida.

As jogadas devem ser meticulosas pois a cada movimento de um meeple criam-se novas oportunidades de ações para os adversários. A rejogabilidade é grande já que o tabuleiro é modular e o posicionamento inicial dos meeples é aleatório sempre possibilitando que os jogadores busquem novas estratégias.

Já jogou Five Tribes? O que achou do jogo? Deixe aqui nos comentários pra gente!

Pontuação:

Arte e Componentes: 9/10
Sorte: 3/10
Complexidade: 4/10
Rejogabilidade: 9/10
Estratégia: 7/10

Nota Final: 9/10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *