“Imagine um lugar muito longe daqui/Com camelos para passear/É uma imensidão de cultura e expressão/É caótico, mas é, é um lar/Sopram ventos do leste e o Sol vem do oeste/Seu camelo quer descansar/Pode vir e pular, no tapete voar/Noite árabe vai chegar”. Como escutar esta música e não se sentir no deserto da história de Aladdin? Meu caros leitores hoje vamos falar sobre Five Tribes, um jogo baseado nos contos de Mil e uma noites que está no coração de muitos do hobby.

O jogo apresenta uma inovação na mecânica de mancala, posso dizer que lembra muito o “Resta um”, os meeples representam as cinco tribos: Assassinos, Sábios, Construtores, Comerciantes e Vizires, já iniciam o jogo alocados no tabuleiro. Você não é representado pelas tribos, porém é uma entidade maior que as controla de acordo com o seu desejo,  um sentimento semelhante do que podemos ver em Imperial 2030 onde você deve controlar as nações do mundo investimento na corrida armamentistas ou no desenvolvimento fabril.

O objetivo do jogo é basicamente acumular o maior número de pontos através do controle dos tiles que podem ser boostados pela presença de palmeiras ou palácios, posse de vários objetos disponíveis no leilão aberto, maior número de “vizires” e/ou “anciãos”, ações dos construtores, gênios, além disso, as moedas também são ponto de vitória então não seja tão ganancioso.

Podemos verificar que são muitas estratégias que podem acontecer durante o jogo, na minha opinião, a opção de qual rumo tomar depende muito da maneira que os meeples estão posicionados, sendo assim, lembre se de otimizar o máximo das ações de cada tribo.

Agora, como jogamos essa obra prima? O jogador deve pegar todos os meeples de um tile e movê-los um de cada vez, o último meeple a ser alocado  deverá realizar sua habilidade especial referente a sua tribo e, além disso desempenhar a ação do tile. 

As jogadas devem ser meticulosas, pois a cada movimento de um meeple criam-se novas oportunidades de ações para os adversários. Uma dica para melhorar o desenrolar do gameplay é alocar os meeples sempre em pé e quando for pensar uma jogada deitar os meeples que deseja atuar assim não terá nenhum problema caso queira voltar a jogada.

Fique atento a definição de ordem do turno, uma mecânica muito interessante que pode afetar toda a sua estratégia, porque dependendo da situação do jogo você não vai querer que o seu adversário jogue antes então valerá a pena pagar um valor mais alto para que você inicie jogando na rodada.  Lembrando que o primeiro jogador a jogar na rodada será o primeiro a dar um lance no próximo leilão.

O que seria Aladdin sem o gênio? A ação de alguns tiles trás a possibilidade de invocar Gênios poderosos que podem mudar o rumo da partida com suas habilidades especiais (muitas vezes roubadas) que podem ser executadas uma vez a cada turno. 

Um fator que irá te atrair a jogar várias vezes o Five tribes, é que nenhuma partida é igual à outra devido ao seu alto fator de rejogabilidade instituído pela construção do mapa modular, onde na preparação você deve embaralhar os tiles e alocá-los em um retângulo de 5×6 aleatoriamente, além disso, outro fator é o sorteio dos meeples utilizando um saco para que sejam alocados no tabuleiro. 

Já jogou Five Tribes? O que achou do jogo? Deixe aqui nos comentários pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *