Você, Nobre Leitor, que acompanha nosso canal já deve ter escutado o CorujaCast #9 onde falamos sobre a jogatina durante o isolamento social. Algumas pessoas já devem estar subindo as paredes com vontade de jogar, a tremedeira de abstinência aumenta, a mão coça pra convocar a galera e a saudade bate forte. Mas, não temam, pois hoje eu trarei a você uma forma de atenuar essa saudade. Uma forma que não coloca em risco  a sua saúde e nem do quórum, hoje falaremos sobre jogatinas online. Calma, não estou falando sobre videogames ou poker online, apesar de também contarem como jogatinas. O foco aqui são jogos de tabuleiro então, vou deixar aqui algumas plataformas onde é possível jogar diversos board games online, e em grande parte GRATUITAMENTE. Portanto, pegue seu caderninho e confira algumas plataformas que permitem você e seus amigos se reunirem para jogar, à distância. 

Yucata

Começando com o pé na porta, temos o Yucata. Um site de origem alemã que disponibiliza 160 jogos de tabuleiros para jogar de forma completamente gratuita. A implementação é muito bem-feita e intuitiva. Em caso de dúvidas ainda é possível acessar o manual de regras de cada jogo para sanar algumas dúvidas. O Yucata é um dos meus favoritos pois além de ter vários clássicos, tem também novos títulos muito bem representados. O único ponto negativo que este site traz é a dependência de linguagem, ou seja, se você ou algum amigo não manja muito de inglês ou alemão, pode se atrapalhar um pouquinho. Mas não temam, pois a grande maioria dos jogos têm uma certa automação, o que facilita bastante a jogatina, verificar os possíveis resultados para jogadas e até desfazer e refazer jogadas, caso você tenha interpretado mal alguma carta ou algo do tipo. Dentre os títulos disponíveis podemos citar Stone Age, La Granja e uma grande quantidades de jogos do Mestre Feld. Caso queira acessar o Yucata é só ir em https://www.yucata.de/en.

Board Game Arena

Outro site que tem um excelente catálogo é o Board Game Arena, ou BGA para os íntimos. Diferentemente do item anterior, o BGA tem suporte para língua portuguesa o que facilita a jogatina. Esse site também é gratuito, entretanto para criar mesa de alguns jogos, é necessário ter uma conta Premium (Dica Importante: Não é possível acessar dois computadores com mesmo IP em uma sala de jogo, porém você consegue jogar com quem estiver em sua casa via 4G ou utilizar VPN em uma das máquinas). Esses jogos são marcados com um desenho de um Meeple. Mas é possível entrar numa mesa Premium já criada. Não atrapalha a jogatina a não ser que você queira muito jogar um Terra Mystica, por exemplo. Alguns títulos disponíveis: Takenoko, Dice Forge, Hanabi, dentre outros. Se você quiser conferir o catálogo completo e ver o preço da conta Premium é só acessar https://boardgamearena.com/

Boîte à Jeux

Seguindo nos sites gratuitos temos aqui um site de origens francesas. o Boîte à Jeux, ou Boate Azul para os íntimos, tem a mesma premissa dos sites anteriores: você cria uma conta e tem um bom catálogo para jogar online. Apesar de não ter tantos jogos assim, é possível se divertir com Alquimistas, Agricola, Concordia e vários outros. Também possui o fator limitante de linguagem, pois o site está disponível somente em inglês e francês. Para conferir o cardápio de jogos e criar sua conta, acesse: http://www.boiteajeux.net/.

Tabletop Simultator

Esse aqui é pago, mas vale muito a pena. O Tabletop Simulator é um aplicativo que te permite jogar e até mesmo criar seus próprios jogos de tabuleiro. Como o próprio nome diz, é um simulador de mesa mas, as possibilidades são infinitas, ou seja, aqui você pode encontrar zombicide, war, e até mesmo magic é possível simular nessa plataforma. A comunidade está sempre acrescentando vários jogos, desde famosos a pouco populares, além disso, tem muita gente que coloca suas próprias criações para teste e deleite dos jogadores. É possível adquirir o famoso TTS pela Steam. Basta acessar: https://store.steampowered.com/app/286160/Tabletop_Simulator/.

Antes de terminar, gostaria de deixar claro que não somos patrocinados por nenhum desses sites. O intuito aqui é a diversão e a possibilidade de jogar com amigos e parentes.

Galera eu fico por aqui, se você conhece alguma outra plataforma deixa ai nos comentários. E, se você quiser saber mais, corre lá no nosso canal e ouça o CorujaCast #9 ou envie mensagem pra gente, beleza? Um abraço e até a próxima.

Não deixe de conferir o nosso Podcast, o CorujaCast. Temos também um grupo no WhatsApp(https://chat.whatsapp.com/JfAuX74DfPiG4X0uEdXp22), uma comunidade com um bate-papo totalmente informal e despretensioso sobre jogos de tabuleiro, regado a bom humor e informações duvidosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *