Hoje 1 clássico que deveria ser jogado todo dia, nosso dia deveria ser: acordar, arrumar a cama, tomar café, jogar uma partida de Kingdomino, escovar os dentes e a partir daqui cada um faz o seu. É um jogo com regras extremamente simples, joga bem com todos os números de jogadores, rápido e sempre deixa um gostinho de quero mais.

Kingdomino é um jogo que suporta de 2 a 4 jogadores, dura cerca de 15 minutos e sua principal mecânica é alocação de peças. Como funciona o jogo? Cada pessoa terá que construir seu reinado de um tamanho máximo de 5×5 (unidades) a partir de um tile 1×1 (unidades), que possui um belíssimo castelo, somando todo turno um tile 2×1 (unidades). Tá, mas e aí? No jogo existem seis tipos de terrenos e alguns tiles possuem coroas, o objetivo do jogo é combinar o maior número de terrenos iguais adjacentes com o maior número de coroas nesse terreno. Por exemplo, você conseguiu construir uma floresta com 6 espaços e 3 coroas, no final você irá multiplicar esses números e esse será os seus pontos, no caso 18 pontos. Ou seja, seu objetivo é otimizar as escolhas de tiles e montar diferentes tipos de terrenos com coroas.

Legal as regras, mas onde o jogo brilha? Aí que “tá”, a ordem do turno é determinada pela escolha anterior de tile, ou seja, toda rodada é aberto 4 tiles em ordem crescente, cada um escolhe o tile que mais lhe interessa e o que estiver com o menor tile é o próximo a escolher na próxima rodada e assim sucessivamente. E isso é muito legal, porque obviamente os melhores tiles são os de maiores números, sendo assim você sempre fica na dúvida de escolher primeiro o próximo tile ou pegar o melhor tile dessa rodada. Essa mecânica reverbera em diversas situações, porque se você for o último a escolher o pessoal pode lhe deixar um tile que não acrescenta em nada no seu reinado ou até mesmo abrir 4 tiles que não te agrada em nada.

O jogo é muito rápido e divertido, sempre que acaba você já quer jogar outra partida para melhorar a pontuação e humilhar seu colega. Apesar da sua simplicidade ele traz um nível de interação e estratégico muito muito legal, um jogo que toda galera que joga BG tem que ter para poder desfrutar.

Então é isso, qq vocês acharam de Kingdomino? Comenta aí pra nós Clovis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *