Jogar jogos de tabuleiro no Brasil tem sido cada vez mais fácil. Há casas de jogos aparecendo por todos os lados e muita gente nova chegando no hobby. Esse boom do mercado vai enchendo tanto as prateleiras com as novidades que alguns “velhinhos” vão ficando esquecidos nos cantos das estantes. Entretanto, como diria o ditado, panela velha é que faz comida boa! Não que os lançamentos sejam ruins, mas o clássico tem seu valor. 

Datado de 2008, Le Havre foi um dos clássicos que apareceu aqui na Lost Token recentemente. Inspirado na cidade homônima no sul da França, Le Havre é um jogo de alocação de trabalhador (no singular mesmo, só temos um trabalhador), gestão de recursos e engine build criado por Uwe Rosenberg. Aqui, cada jogador vai ficar perambulando ao longo do porto da cidade para adquirir mercadorias, dinheiro, navios e prédios. Prédios são a grande sacada do jogo, existem dezenas deles e cada um permite a um jogador fazer uma ação diferente. O interessante é que o prédio não precisa ser seu para que você o use, se ele estiver vazio basta se mover para lá e pagar um “aluguel” para o jogador dono.

Como (quase) todo jogo do Uwe, alimentação é um problema. Ao final de cada rodada os jogadores precisam dispor de uma certa quantidade de comida, encontrar um modo de simplificar o pagamento da alimentação logo no início é fundamental para o andamento de sua estratégia.

Para além da comida, o jogo tem diversas mercadorias entre Peixes, Gado, Madeira etc. Os materiais, no geral, servem para construir novos prédios e ativar algumas de suas habilidades. O objetivo é encontrar uma maneira de usar todos os recursos e conseguir mais dinheiro, o jogador mais rico vence a partida no fim.

Como nem tudo nesse mundo são flores, Le Havre também tem seus defeitos. O primeiro e mais aparente é sua arte horrenda. Tentei caprichar nas fotos pra salvar a imagem do famigerado jogo, mas não obtive sucesso, é feio demais! Um segundo porém, é que ele pode se alongar muito, mas esse não é um ponto problemático pra nós.

Le Havre é clássico que envelheceu bem e ainda pode ensinar muito jogo novinho como é que se queima uma cuca!

Você tem algum velhinho pra indicar? Conta pra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *