Em 1º de Novembro de 1755, Lisboa sofreu um terremoto de magnitude 9,0, seguido por uma tsunami e três dias de incêndios, destruindo a cidade quase completamente. Além disso, estima-se que 1/3 da população morreu perante esse combo de desastres.

O Rei de Portugal, José I, designou o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, a responsabilidade de reconstruir Lisboa. Ele ficou encarregado de restituir a ordem, impedir a  população de fugir, distribuir alimentos e punir severamente os roubos e saques ao criar equipes com três membros: um juiz, um padre e um carrasco, e quem fosse apanhado era julgado ali mesmo e pendurado nas forcas.

O Marquês reuniu uma equipe de engenheiros e arquitetos para ajudá-lo na tarefa. O engenheiro-chefe do reino, estudava o problema da reconstrução e apresentou seus planos para Lisboa, e das muitas opções a serem escolhidas, o Marquês e o Rei optaram por uma delas: A reconstrução total da capital portuguesa, impondo regras de construção. Dessa forma, quem construísse fora deste padrão, era obrigado a demolir tudo e, se não cumprisse essa determinação, uma multa seria paga à Coroa e ainda assim teria tudo demolido pelos homens do rei ou teria seus bens confiscados. 

Essa é a história por trás de Lisboa, onde os jogadores são membros da nobreza, sobreviventes da tragédia, que usarão sua influência na reconstrução e no desenvolvimento da nova Lisboa. E isso, não é por fama, glória e nem mesmo fortuna, e sim, pela coisa mais importante para a corte daquela época: Perucas. Isso mesmo… Perucas …

Agora que a aula de história acabou é hora da revisão. Mentira, é hora explicar como se joga.

Durante um período de 23 anos você fará o papel de um Nobre influente contribuindo para a reconstrução de Lisboa. Você trabalhará com três Nobres: o Rei, o construtor real Manuel da Maia e o primeiro-ministro Marquês de Pombal, para reconstruir a cidade e desenvolver sua economia. 

Será necessário restaurar o comércio destruído pela catástrofe e para isso você precisa construir lojas no Centro da Cidade, que irão produzir recursos, e Edifícios Públicos para atrair o tráfego de pessoas para suas lojas. As construções usarão o entulho em suas estruturas, uma forma bem “verde” de se aproveitar os destroços da cidade. 

Você precisará de Influência para convencer os Nobres do jogo a ajudá-lo a completar essas tarefas, mas você também pode realizar comércio com eles, oferecendo recursos em troca de Ações. Também é possível conseguir apoio do Clero para aumentar ainda mais sua influência na cidade.

Lisboa é um mix de mecânicas que contam com gestão de mão, seleção de ação (bem próximo de alocação de trabalhadores juntamente com controle de área e uma pitada de economia. É um eurogame pesado, que exige jogadores mais calejados.

O jogo não possui um número fixo de rodadas, pois uma partida de Lisboa se divide em dois Períodos representando 23 anos, e cada Período possui um número variável de rodadas.

 O 1º período se encerra ao final do turno do jogador que completar uma das duas condições: ter completado dois conjuntos completos de Entulhos no seu tabuleiro de jogador ou gastar três pilhas de cartas Políticas. 

Depois que a mudança para o 2º período for resolvida, o jogo continua até que um jogador complete uma das duas condições de fim de jogo: ter completado quatro conjuntos de entulho ou gastar três pilhas de cartas Políticas. Quando a condição de fim de jogo for atingida, a rodada termina normalmente e então os jogadores terão um turno adicional. Vence aquele que tiver mais perucas no final.

Então galera esse foi um pequeno resumo de Lisboa, e eu quero saber quem aqui já jogou esse jogo.

Eu fico por aqui, um beijo no seu sorriso e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *