Eu tenho certeza de que na sua infância ou adolescência você se deparou com o anime de Samurai X e ficou alucinado com a história. Pouco tempo depois você conheceu O Último Samurai e ficou batendo os cabos de vassoura da sua casa com o seu primo se achando um guerreiro japonês. Mas, além desses guerreiros com espadas, grandalhões com lanças e os ninjas silenciosos, o Japão tem uma história sensacional. Durante muito tempo o Japão era uma ilha isolada do mundo, até que em 1853 uma esquadra estadunidense atracou na baía da cidade de Edo (que hoje conhecemos como Tóquio) exigindo a abertura dos portos japoneses. Toda essa pressão causou uma grande revolução do país, vários conflitos internos e o final do Xogunato (como vimos no anime de Kenshin e seus amigos). Toda essa farofa de eventos ficou conhecida como Era, ou Período, Meiji, onde em 45 anos a Terra do Sol Nascente teve uma modernização extremamente acelerada, deixando de ser um país feudal e hoje, temos uma superpotência mundial.

Em Nippon, os jogadores se encontram neste período de transição, onde representam quatro grandes conglomerados que buscam a modernização de sua nação e, possuem grande poder e controle sobre a economia japonesa. Com isso em mente, o império envia emissários para nações estrangeiras, traz técnicos e estudiosos do ocidente, constrói ferrovias, investe em educação, e atinge uma revolução industrial extremamente rápida.

Neste game, os conglomerados, ou Zaibatsu, tentam expandir sua teia de poder através do investimento em novas indústrias, lutando por monopólios, tendo parte dos investimentos do governo, e aumentando sua influência e enquanto supervisionam a crescente industrialização Japonesa. As características sociais e geográficas únicas do Japão tornam esse processo uma tarefa desafiadora. Os recursos naturais são escassos, as diferenças entre as ilhas são muito grandes, as mudanças políticas difíceis de realizar, e estratificações sociais estão profundamente enraizadas no país.

Em cada turno, os jogadores executam ações que lhes permitem construir novas indústrias, exportar bens para países estrangeiros ou desenvolver o sistema de transporte do país, seja construindo navios ou investindo em ferrovias. O dinheiro é bem escasso ao longo do jogo, e é bom ficar atento com seus gastos, já que todas as ações requerem seus preciosos Yen.

Para ganhar o jogo, o ideal é fazer o melhor investimento para a sua Zaibatsu e obter a maior influência sobre cada uma das quatro maiores ilhas japonesas. Cada jogador tem um quadro que representa seus investimentos pessoais e, sempre que um jogador constrói algo de sua autoria ou de uma nova indústria promovida pelo Imperador, ele está desenvolvendo suas próprias habilidades e caminhos que levam a novas oportunidades.

Nippon é um jogo econômico acelerado com decisões difíceis, com nossa amada Alocação de Trabalhadores em que os jogadores supervisionam o nascimento de uma “nova” nação.

Então galera, esse foi um breve resumo deste jogo que está na minha wishlist e decidi trazer para vocês. Alguém aí já teve o prazer de jogar essa coisa linda? Deixa aí nos comentários. Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *