Eu não sei você, meu Nobre Leitor, mas como perdedor nato, tenho procurado jogos em que é possível ganhar fazendo poucos pontos. Há um tempo atrás falei de Veneno, então, buscando vencer fazendo poucos pontos, hoje eu falo de um jogão em uma caixinha pequenina. Hoje falaremos de No Thanks!

Em No Thanks! a estratégia para vitória é fazer poucos pontos. Após o setup inicial, os jogadores se alternam podendo fazer uma entre duas ações, sendo elas: Colocar uma ficha sobre a carta ativa da rodada, ou comprar a carta ativa. Caso escolha a primeira, o jogador coloca um de seus marcadores sobre a carta ativa e passa a vez para o colega ao lado. Essa ação só pode ser feita caso o camaradinha tenha fichas disponíveis, obviamente. A segunda ação é comprar a carta ativa. Então, pegue-a e deixe na sua frente. Essa será sua área de jogo. As cartas neste local devem ser vistas por todos os outros coleguinhas.

Beleza amigão mas, e daí? 

Bom, daí que os jogadores se alternam entre essas ações até a última carta do baralho ser revelada e não houver mais cartas a comprar. Depois disso conta-se os pontos, e é nessa parte que a magia acontece. Pegue sua calculadora e vem comigo:

Primeiramente é importante saber que a sua pontuação é aquela escrita na carta, então, caso você tenha uma carta com o número 10 impresso nela, significa que você tem dez pontos. Entretanto, caso você tenha uma sequência numérica, você conta somente a de menor valor. Por exemplo, tendo em sua área de jogo as cartas 9,10,11,12,13,14, o seu total de pontos seria de nove pontos. Toda carta fora da sequência vale o ponto da carta, então fique atento quando for comprar suas cartas. 

Mas espere, tem mais!

Lembra que eu falei lá em cima sobre colocar marcadores sobre as cartas? Pois é meu amigo, é aí que temos o “pulo do gato” como diz minha adorável avó. No início da jogatina, cada jogador recebe uma quantidade desses marcadores desses. Cada um que sobrar em sua mão no final do jogo equivale a -1 ponto. Então, fazemos as contas: A soma de pontuação das cartas menos a quantidade de fichas que sobrou, e assim temos nossa pontuação final. E, como dito anteriormente, aquele com menos pontos vence.

Antes de terminar preciso registrar aqui duas coisinhas. A primeira é que esse jogo tem duas variantes bem legais, que deixam as partidas bem acirradas, no manual tem tudo bem explicadinho. Segundo é que, como sempre, tenho que frisar, como sempre, a produção bem maneira que a PaperGames faz com esses jogos de caixa pequena que fecham perfeitamente, mesmo com sleeves. 

Meus Nobres, esse foi um breve resumo de No Thanks! e eu quero saber quem aqui já jogou esse fantástico jogo de dedo no olho. Deixa aí nos comentários. Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *