Você sabia que existe uma premiação internacional para os melhores jogos de tabuleiro? Assim como o Oscar da indústria cinematográfica, o mercado de jogos de tabuleiro premia anualmente os lançamentos destaques através do prêmio “Spiel des Jahres”. A premiação consiste em três categorias principais: o Spiel des Jahres (jogo do ano), Kinderspiel des Jahres (jogo infantil do ano) e Kennerspiel des Jahres (jogo para experts do ano).

O primeiro evento ocorreu na Alemanha em 1979, e muito dos jogos já prestigiados fazem parte da wishlist de vários jogadores como: Azul (2018), Codenames(2016), Dixit (2010), Ticket to Ride ( 2004), Carcassonne (2001), e Catan (1995).

Todos os jogos podem participar da premiação contanto que se coincida com o tema alvo “família e amigos”. No entanto, o jogo necessita cumprir certos requisitos:

  • A publicação do jogo deve ocorrer no ano atual ou anterior à premiação.
  • Como a premiação é alemã, as regras do jogo e todos os elementos relevantes devem ser escritos em alemão ou não possuir textos.
  • Os jogos não podem depender de expansões para serem jogados.

O título de “Spiel des Jahres” não atribui uma contemplação monetária. Todavia, os agraciados podem utilizá-lo como publicidade o que pode impulsionar as vendas.

A ideia da premiação é prestigiar o melhor jogo, mas como vários fatores podem influenciar a experiência, como número de jogadores, perspectiva e período do gameplay, o júri se preocupa em recompensar os mais adequados para promover o patrimônio cultural dos jogos de tabuleiro na sociedade.

O cronograma do “Spiel des Jahres” se inicia com a publicação dos jogos (que deve ocorrer até o final de Março), para que o júri tenha tempo suficiente para jogar os jogos, em seguida a nomeação dos candidatos é aprovada em uma reunião fechada no mês de Maio e por fim os ganhadores são anunciados nos meses de Junho e Julho.

Quais jogos você acha que merecem vencer este ano? Deixe aqui nos comentários pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *