Desde o tempo nas Grandes Navegações, as nações sempre quiseram atravessar o mar da forma mais rápida possível, devido aos baixos custos (em relação ao transporte terrestre), e por conta da quantidade de carga a ser transportada afinal, um navio transporta mais coisas do que alguns caminhões, por exemplo. Então, em 1880, a França iniciou um projeto ambicioso: ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Porém, o sonho não durou muito devido a vários problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade dos trabalhadores. Entretanto, os Estados Unidos assumiram o projeto e, em 1914, inauguraram um dos maiores projetos de engenharia já realizados no mundo: O Canal do Panamá, quase 80 km de extensão. 100 anos após esse feito, três portugueses criaram Panamax, um jogo ambientado nesse gigantesco canal onde navegar significa prosperidade.

Em Panamax, cada jogador gerencia uma Companhia de Transporte Marítimo estabelecida na Zona de Livre Comércio de Colón, a 2ª maior cidade do Panamá, localizada na extremidade do Caribe e centro turístico, transportando cargas pelo Canal, a fim de se tornar o jogador mais próspero. Os jogadores têm seu próprio dinheiro para gerir e controlam também o dinheiro das Companhias. Então, tornar-se rico pode, às vezes, significar o fim de sua empresa.

Nesse jogo, as Companhias aceitam contratos dos Estados Unidos, China e da Europa e entregam cargas a fim de ganhar dinheiro, atrair investimentos e pagar dividendos aos acionistas. Ao mesmo tempo,os jogadores acumulam investimentos em ações das Companhias, tanto das suas quanto a dos outros, e tentam acumular a maior quantidade de dinheiro para ter a maior fortuna e vencer o jogo. 

E como que vence? Tendo mais dinheiro no fim do jogo, independentemente do dinheiro da Companhia que gerenciou possa ter.

Considero Panamax um euro médio-pesado, que pode confundir um pouco novos jogadores, mas que agrada e muito os jogadores experientes. Se bem explicadas as regras e com uma colinha ao lado, não haverá problemas ao jogar uma primeira vez. 

A mecânica principal deste jogo é a seleção de dados, que definirão as ações de cada jogador, sendo que há grande interação entre os players. Diferentemente do que dizem por aí, e eu ouvi muito isso, Panamax NÃO é um jogo de alocação de trabalhadores. O jogo conta com um mix de mecânicas onde a economia é predominante. 

Panamax requer tática e planejamento (mas cuidado com o AP) uma vez que, há cooperação involuntária entre os jogadores. Fique de olho nas jogadas de seus oponentes, pois assim você pode adiantar duas ou três jogadas. As regras são muito detalhadas, porém bem integradas e são bem fáceis de memorizar, mas ainda assim, é possível achar alguns player aid na Ludopedia ou no BGG.

Basicamente, um jogador seleciona um dado branco, que lhe dá a opção de carregar um navio ou de movimentar os navios já carregados, além disso, o jogador ativo pode adquirir contratos de entrega ou de navegação, a fim de transportar turistas. Existem também cartas especiais que auxiliam os jogadores, sendo elas: as cartas de Capitão, Estivador e Assistente Financeiro, dentre outras, onde cada uma possui suas particularidades e ações especiais. 

Cada partida dura 12 rodadas, e como dito anteriormente, vence o jogador com a maior fortuna pessoal.

Apesar de ser um jogo sensacional, devo dizer que o manual do jogo deixa um pouco a desejar, confundido mais do que ajudando em alguns casos. Outra coisa que fica para trás neste jogo são as moedas, que são feitas de plástico duro e não tem nenhum detalhe propriamente dito, sendo diferenciadas basicamente pelas cores dourada e prata. As artes dos tabuleiros e das cartas são incríveis, o que compensa a falta de beleza nas moedas. Além disso, os tabuleiros individuais também são ricos em detalhes e bem espaçado, o que ajuda a não causar um caos ao longo do jogo.

E aí meu povo, já jogaram essa maravilha de jogo? Curtiram? Deixa aí embaixo nos comentários. Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *