Recentemente eu contei para você, meu Nobre Leitor, sobre meu sonho de ganhar uma grana e me mudar para o interior . Tendo isso em mente eu pensei “e se eu tivesse grana o suficiente para ter uma cidade como eu quiser?”. Então meus Nobres, consegui realizar esse sonho, mas calma lá, não foi jogando no bicho, foi jogando na mesa. Não entendeu? Então vem comigo pois hoje falamos de Architectura.

Em Architectura, entramos nas peles de Arquitetos com a grande missão de construir uma cidade, levando em conta suas construções e criatividade. Os jogadores se alternam, baixando cartas de locais para construir a cidade. Bem simples né? Mas nem tanto, pois diferente da sua aventura no campo, aqui temos uma dinâmica bem mais apertada e uma disputa acirradíssima. Cada jogador recebe um baralho igual com o mesmo número de cartas, e as utiliza seguindo as regrinhas de alocação de cartas, mas aqui, tem um porém, as cartas possuem valores de pontuação. E o que isso tem a ver? Caso sua carta tenha uma pontuação menor do que a alocada, ela perde pontos, e se zerar os pontos ela é “destruída”. É possível destruir suas próprias cartas também a fim de aumentar a pontuação de outras, enfim, uma loucura.

Mas calma, que não é tão difícil assim. Apesar de parecer complexo e exigir um pouquinho de massa cinzenta, Architectura tem regras bem fáceis de pegar. Durante a sua vez, o jogador pode baixar uma carta de sua mão em campo, resolver todos os efeitos aplicáveis a ela ou colocá-la e depois comprar uma carta de seu deck, os outros jogadores fazem o mesmo até que todos utilizem suas cartas, daí conta-se os pontos e aquele com mais pontos vence. Assim como Red7, Architectura também possui um modo avançado. Para saber as regras, as cartas e outras coisinhas a mais, basta conferir o manual, tá tudo lá tintim por tintim.

Architectura proporciona um nível tático pouco visto em jogos em que envolve cartas e construções. Enquanto em Fields of Green, temos que ficar atentos sobre o que construímos ao lado do que, e se as Torres de água vão atender as demandas, aqui nos é exigido “um olho no peixe, e outro no gato”, já que nós mesmos podemos prejudicar nossas construções, além de se preocupar com nossos oponentes. Por ter cartas com efeitos variáveis, um modo avançado e uma certa liberdade de construção, Architectura possui um bom grau de rejogabilidade e, o que é muito importante para mim, roda muito bem de dois,e  inclusive tem uma pequena mudança na regra em partidas para 2 jogadores ou 3-4, o que mitiga muito a chance de um player atropelar os outros.

Devido a qualidade das cartas, eu optei por não usar sleeves, mas se você é uma pessoa preocupada com essas questões, fica sussa pois, como sempre, cabe tudo dentro da caixinha da PaperGames.

Dos jogos nesse estilo, Architectura está no meu top 3, ficando atrás do Fields e do Dwar7s. Mas o porquê dessa lista, eu falo numa outra oportunidade. Por que Meus Nobres? Porque eu vou ficando por aqui, e se você já jogou Architectura comenta aí e me fala também qual jogo desse estilo você mais curte.

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *