Tá procurando um jogo bem rapidinho enquanto espera seus colegas chegarem pra jogatina da noite? Ou um jogo para fazer uma joga solo? Quem sabe jogar com 30 pessoas ao mesmo tempo? Não, não meus Nobres Leitores, não estou doidão, tem um jogo que é possível jogar de 1 a 100 pessoas. Quer saber mais? Então pegue seu carrinho de mão, porque hoje é dia de jogar Avenue.

Avenue é um jogo de papel e caneta, ou seja, você precisa de muito pouco para se divertir. Aqui, os jogadores competem por pontos, enquanto desenham caminhos e estradas, interligando castelos, uvas e suas fazendas.

A cada rodada, os jogadores sacam uma carta com o desenho do caminho que deve ser desenhado. E, o desenho deve ser o mesmo da imagem na carta. Não vale rotacionar, virar, nem nada do tipo. Desenha em um dos bloquinhos e vá criado seu caminho. Ao final de 5 turnos, os jogadores somam seus pontos, e aquele com a maior pontuação vence.

Avenue é um jogo sensacional para todas as idades, e possui também uma mecânica bem legal para impedir o famoso efeito bola de neve. Como? É bem simples. Quando um novo turno se inicia, você só faz pontos caso a sua pontuação do turno seja maior que a do turno anterior. Isso quer dizer que, caso você faça 10 pontos numa rodada, você só anota a sua pontuação caso faça pelo menos 11 pontos. Caso essa condição não seja atendida, você fica com um redondo 0 naquela rodada. Mas isso não é de todo ruim, afinal, você meio que pode sacrificar a pontuação de uma rodada buscando pontuar melhor nas outras.

E como que faz ponto nesse trem? Calma lá. No início do turno, o jogador mais velho da mesa saca da pilha da fazenda uma carta. Nela, teremos uma das 6 cartas de fazenda ( que vão de A a F). Esta fazenda será pontuada no final do turno. Em seguida, o Narrador saca uma carta da pilha da estrada e mostra a todos os presentes qual o desenho deve ser feito, e com isso, segue-se o processo explicado anteriormente. Quanto mais uvas e Castelos você ligar no caminho, mais pontos você fará, mas lembre da mecânica citada acima, ok?

Avenue foi uma experiência mais do que divertida. Foi o primeiro jogo que apresentei à minha mãe e aos meus irmãos, e eles se encantaram com a simplicidade e com o desenrolar do jogo. Ao final da partida, houveram pedidos de bis e o bloquinho quase se esvaiu na primeira jogatina. Hoje já estão jogando o Kingdom Builder e Ticket to Ride, mas essas histórias ficam pra outra hora.

Como é de praxe aqui, sempre que falo dos jogos de caixa pequena, nossa querida PaperGames continua brilhando. Pequenas Caixas com Grandes Jogos. Tal como em outros jogos já citados aqui, a caixinha permite armazenar todas as cartas com sleeve e não deixa a caixa estufada. +1 pontinho pra mãozinha vermelha.

Meus Nobres cultivadores de uvas, esse foi um breve resumo sobre Avenue. Se você já jogou, deixa aí nos comentários. Acabei de pedir a reposição de blocos e pedi ainda os Blocos de Mapa B e C. Muda muita coisa? Comenta aí também.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *