Quem aqui já brincou de batata quente? Mas se você nobre leitor não sabe do que diabos estou falando, muita calma que já lhe explico. Não sei como era na infância de quem já brincou, mas quando brincava disso na escola era mais ou menos assim: a professora (ou tia na época de infância, pois magicamente, seus pais ganhavam vários irmãos e irmãs por onde quer que você passava) vendava a criançada, as sentava em um círculo,  dava uma bola e a fazia rodar entre as crianças que começavam a recitar “batata quente” até que, do nada, pondo a prova toda a sua amizade e respeito pelo colega, alguém gritava QUEIMOU! E aquela criança que estivesse com a bola era eliminada da brincadeira. Mas o que diabos isso tem a ver com jogo de tabuleiro? Quer saber mesmo, meu Nobre Leitor? Então pegue seu gato, chame um esquadrão antibombas, pois hoje é dia de Exploding Kittens.

Exploding Kittens, ou Gatinhos Explosivos se você tem um pouco de Policarpo Quaresma em você, é um jogo rápido, fácil e divertido. A dinâmica é bem simples: a cada rodada os jogadores se alternam descartando sua mão e comprando do monte, até que alguém compre um dos gatinhos explosivos. A medida que esses gatos são comprados, os jogadores são eliminados até sobrar um. 

Existem várias cartas de efeito no jogo, como o Defuser, que impede que caso tenha comprado um gatinho explosivo, ele exploda na sua cara e você tenha uma sobrevida. Se você curte dar aquela trollada nos seus amigos, a carta Não! é a sua cara, pois quando jogada, você impede uma ação de qualquer carta jogada, com exceção do gato explosivo, entre várias outras cartas que vão trazendo efeitos diversos e mais possibilidades de combos ou até mesmo tirar a vitória das mãos de seus coleguinhas. E claro, o próprio Exploding Kitten, que aciona a eliminação dos seus rivais.

Não posso deixar de citar as cartas de gato. Essas cartas não tem efeitos propriamente ditos, mas se jogada em conjuntos de dois, três ou cinco, ativam habilidades especiais, como roubar carta dos oponentes, por exemplo. Para mais detalhes, dá uma checada na aba Combos Especiais do manual.

Exploding Kittens chegou à Terra da Ordem e Progresso pela Galápagos Jogos e com um precinho bem bacana (pelo menos até a publicação desse artigo), e tem um excelente custo benefício, pois as partidas são imprevisíveis. Se você quer uma diversão em família, ou com amigos, pode ir de Gatinhos Explosivos que é sucesso. O jogo possui quatro expansões com mais cartas non-sense para o seu deleite e da sua mesa.

Meus Nobres, eu fico por aqui, mas antes, eu quero saber quem aí já jogou e o que achou desse jogo. Deixa aí nos comentários. Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *