“Yo ho, yo ho, a pirate’s life for me We pillage, we plunder, we rifle, and loot Drink up, me ‘earties, yo ho […] ”. Hoje temos, nada mais, nada menos, que Piratas!. Um joguinho compacto, rápido, simples, legal, suprassumo dos mares, que todos deveriam ter em sua coleção. Esse é o jogo que sempre levo comigo para apresentar o mundo dos BG’s a novas pessoas, e ainda não achei alguém que não gostou dele, gostam tanto que compram para disseminar a palavra de Jack Sparrow.

Piratas! foi criado por @pedrohssales e @orenatosimoes é para 2 a 4 jogadores, tem duração média de 30 minutos e tem como principais mecânicas take that! e gestão de mão. Mas no que constitui esse jogo nacional que tanto agrega para o nosso PIB? É um card game, onde cada jogador deve buscar tesouros para conquistar a vitória. A dinâmica do jogo é bem simples, se distribui um número x de cartas para cada jogador e a última pessoa que utilizou uma embarcação inicia a partida. Em seu turno cada pessoa realiza 2 ações de 3 possíveis, que são duelar com um oponente, baixar 1 carta ou comprar 1 carta.

Com essas ações podemos ficar mais fortes para duelos, olhar a mão dos adversários, saquear cartas, descartar cartas dos rivais, roubar tesouros, utilizar de blefes para ludibriar a todos e muito mais. O objetivo não é detalhar todas as regras, mas sim colocar o um pouco de mel na boca para que vocês conheçam esse jogo incrível! A experiência que o BG nos proporciona é difícil de ser expressa em palavras, mas a imagem que sempre tento passar é que ele é simples com a temática, cartas e ações se amarrando de forma maravilhosa e encantadora. Os principais diferenciais do jogo estão na interação com os participantes, as ações disponíveis e a possibilidade de blefar, que permitem criar diferentes estratégias para vencer. Falando em vitória, para ser o melhor pirata da turma você deve iniciar o seu turno com 5 tesouros.

  • Arte e componente: 9/10
  • Sorte: 7/10
  • Complexidade: 4/10
  • Rejogabilidade: 8/10
  • Nota Final: 9/10

E aí aceita esse desafio? Já jogou Piratas!? Curtiu? Conta pra nós o que achou do jogo e do post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *