Jogo bom é jogo caro? Com toda a certeza absoluta que não! E para provar isso hoje vou falar de um card game SENSACIONAL. San Juan, um BG baseado em Puerto Rico que você terá que ser um excelente construtor com um grande desapego por cartas boas.

San Juan é um jogo extremamente simples, porém genial. O jogo se constitui de: um deck de construções, cartas de ações e tiles de comércio. E apenas com esses 3 itens temos um jogo bem amarrado que funciona super bem com todos os números de jogadores. O objetivo do jogo é ao final da partida obter o maior número de pontos de vitória possíveis, sendo que há inúmeras formas de pontuar. E como funciona o jogo? É simples, todo turno cada pessoa irá escolher uma das cinco cartas de ação e todos têm a possibilidade de executá-la sendo que a pessoa que escolheu ganha um privilégio. Somente isso traz um nível estratégico para o jogo muito legal, porque você tem que prever as ações dos seus colegas, a ordem que essas ações serão executadas e qual ação você mais gostaria de fazer. Sendo quase um Xamã da previsão.

Além disso, todas as cartas de construções comuns têm uma habilidade que modifica o seu jogo e para construí-las você tem que gastar cartas da sua mão. Ou seja, você tem que descartar uma carta que gostaria da habilidade dela para poder construir, naquele momento, uma carta que seja mais importante. Você ainda tem que balancear cartas baratas e caras, para não travar o seu jogo e ficar obcecado com cartas com super habilidades. Nem a Betina saberia qual o melhor investimento no momento.

Por fim, o jogo traz diferentes níveis de estratégia utilizando de poucos componentes, é um jogo rápido, que dura em torno de 40~60 minutos e joga de 2 a 4 pessoas. Não é que talvez seja uma boa opção pra sua coleção? Ainda tá com um preço top top. 

Joguem San Juan e comentem o que acham desse joguinho incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *