“Depois de tudo que nós enfrentamos, passados todo o fogo e fúria, a única coisa que sei é que podemos contar uns com os outros para concluir essa tarefa, ou morrer tentando se isso for necessário, porque há coisas pelas quais simplesmente vale a pena lutar.” Jim Raynor

Se você nasceu entre os anos 80 e o começo dos anos 90 é muito provável que você conheça a franquia Starcraft. Em 1998, Starcraft foi lançado para PC e rapidamente se tornou um dos jogos mais populares de todos os tempos. Com um enredo empolgante e uma jogabilidade incrível para a época, Starcraft foi um marco na história dos vídeo games. O estouro foi tanto que a franquia aparece 4 vezes no Guiness Book. Ok, mas o que isso tem a ver com Board Games? Bem, no hiato entre o lançamento do primeiro jogo e da sua sequência Starcraft II: Wings of Liberty, a Fantasy Flight obteve a licença para trazer alguns jogos da Blizzard das telas para o nosso amado papelão, dessa empreitada saiu um dos meus jogos favoritos: Starcraft The Board Game. 

Starcraft The Board Game é um jogo de combate guiado por cartas, controle de área, ações programadas e gestão de recursos para 2 a 6 jogadores. Nele os participantes disputam o controle de vários planetas e recursos na galáxia.

O mapa é construído em conjunto pelos jogadores. Cada um recebe 2 planetas no início do jogo e coletivamente uma galáxia é formada por eles. A partir daí cada participante deve levar sua raça a atingir uma das 3 condições de vitória do jogo. São elas:

  1. Conquistar 15 pontos de vitória pelo controle de certos planetas,
  2. Destruir todos os outros jogadores da mesa,
  3. Concluir um objetivo particular da facção,

O jogo termina imediatamente se qualquer uma dessas premissas for cumprida. Se ninguém atingir nenhum desses objetivos, o jogo terminará quando duas cartas “The End is Near” forem compradas do Deck de Eventos.

Ok, mas como é que se faz essas coisas? Pois bem, as ações dos jogadores na partida são guiadas por fichas de ordem. A cada rodada, os jogadores colocam 4 fichas de ordem viradas para baixo nos planetas e essas serão as 4 ações que cada jogador fará naquele turno. Um dos diferenciais do jogo é justamente a maneira como as fichas de ordem são alocadas. Em sentido horário, cada jogador aloca uma ficha de ordem até que todos tenham alocado 4, porém, se um jogador aloca uma ficha num planeta onde já havia outra a nova ficha deve ser colocada por cima da ficha anterior. Depois de todas as fichas alocadas, também em sentido horário cada jogador deve realizar uma das ordens que possuir por cima de uma das pilhas formadas. Isso significa que não basta escolher bem as ações, mas a ordem e o momento em que vai designa-las.

Existem 3 tipos de fichas de ordem: Movimentar, Construir e Pesquisar.

Movimentar, como o nome já diz, dá movimento as tropas fazendo com que se desloquem entre os planetas na galáxia, eventualmente esse movimento se dará para uma região controlada pelo oponente e um combate se iniciará. O combate é guiado por cartas, os jogadores devem jogar uma carta para cada unidade envolvida no combate (o que deixa o combate um pouco longo) para determinar o vencedor. Construir é usada para criar novas tropas, trabalhadores, estruturas, bases tudo que seu exército precisa para se fortalecer. Cada uma dessas coisas tem um preço a ser pago em Minerais e Gás, obtidos pelo controle de certos planetas. Por fim, Pesquisar é a ação que vai prover ao jogador cartas mais poderosas e habilidade únicas que podem decidir um combate e dar bastante variação tática à seu exército.

A assimetria e o equilíbrio são o grande charme do jogo digital e aqui também essa característica é refletida, trazendo muito da sensação daquele ambiente para o tabuleiro. Neste universo existem 3 grandes raças habitando a galáxia, são elas:

Os Zergs: Numerosos e de evolução muito rápida, os Zergs são uma raça mais primitiva, tem em seu enxame sua melhor arma. É a facção com maior número de unidades disponível para construção e tem facilidade em aumentar o tamanho de sua tropa, seus ataques no começo da partida são muito poderosos. Se você se posicionou próximo a um Zerg no início do jogo, prepare bem suas defesas ou será presa fácil.

Os Terrans: São a facção mais versátil do jogo, um bom conjunto equilibrado e com uma variação estratégica interessante. Os terranos tem mais cartas de combate que os outros povos, o que possibilita a ele um melhor aproveitamento de cada tropa criada, quase sempre estão em condições de se defender ou atacar.

Os Protoss: Um pouco mais vulneráveis no início do jogo, mas extremamente poderosos no fim da partida, os Protoss são uma raça alienígena com alto nível de tecnologia. Seu baralho de tecnologias oferece condições táticas muito interessantes e suas unidades mais poderosas são muito perigosas. Deixar um Protoss evoluir sem sofrer muito no processo pode ser um erro fatal nesse jogo.

Falando no baralho de tecnologia, esse é outro grande trunfo do jogo. Cada facção tem um baralho bem grande com opções táticas diferentes. Quando um jogador usa uma ordem de Pesquisar, uma das ações possíveis é adquirir uma nova tecnologia. Essas cartas, em sua maioria, dão habilidades a unidades específicas de cada exército. Dessa forma, cada partida pode ser completamente diferente das anteriores pois cada escolha que seus adversários tomam vão te levar a fazer outras seleções para revidar e manter o equilíbrio.

Seguindo o exemplo do seu irmão digital, o Board Game também recebeu a expansão Brood War. Aqui essa expansão acrescenta alguns elementos muito interessantes que engrandecem ainda mais a experiência. Dentre elas, um dos destaques é a nova ficha de ordem de Defesa. Essa nova ordem permite os jogadores fazer uma movimentação defensiva antes da resolução das fichas colocadas anteriormente. Essa mudança dificulta um pouco o combate para o atacante que, no geral, tinha vantagem nos conflitos. Além das novas criaturas para cada facção, a expansão acrescenta as Cartas de Liderança. Essas cartas acrescentam ao jogo novas condições de vitória para cada facção, a possibilidade de produzir unidades heroicas e ainda mais variação estratégica. No geral é uma expansão que agregou muito ao jogo base.

As miniaturas são um show a parte. Embora monocromáticas, são muito bem feitas e detalhadas aumentando ainda mais a imersão no jogo. Como ponto negativo, as bases de acrílico que mantém as unidades voadoras no ar são muito sensíveis e muitas se quebram. Um outro problema é o preço altíssimo que se paga hoje em dia por ele, devido ao fato de já estar Out of Print há muitos anos. 

Embora pareça muito complicado, Starcraft é um jogo razoavelmente rápido para o gênero. Já joguei partidas em seis jogadores com apenas 2 horas, um tempo absurdamente baixo para um jogo do gênero. Embora seja uma opinião muito carregada de sentimento, Starcraft é um deleite para quem gosta da franquia e uma experiência de jogo espacial com bastante interação mesmo pra quem não gosta. Com certeza uma das melhores adaptações de jogos digitais no mundo analógico.

Conhece Starcraft? Tem algum outro jogo adaptado do Vídeo Game pra indicar? Conta pra nós! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *