Você, Nobre Leitor que nos acompanha sempre, muito provavelmente já se pegou acompanhando um programa de culinária, desses que passa na TV aberta, nem que seja por um momento. Como recentemente me deparei com um jogo que achei incrível, decidi trazer para vocês meus Nobres, um breve resumo sobre ele. Então, senhoras e senhores, vistam seus aventais, separem suas panelas e vamos cozinhar!

Em Tá na Mesa, os jogadores são chefs de cozinha que precisam apresentar pratos deliciosos, e que serão pontuados de acordo com os ingredientes usados, temperos, a receita em si e a apresentação final do prato. 

A cada rodada, temos quatro fases: escolher ingredientes, preparar a receita, temperar o prato e, por fim, escolher a apresentação mais bonita. 

Na primeira fase, temos um deck building misturado com draft bem simples. Mas antes disso, cada jogador recebe uma carta virada para baixo, que somente ele pode ver nesse momento inicial, e depois vamos às compras. São abertas duas cartas, e o jogador da vez escolhe uma das cartas abertas, ou compra uma às escuras. Caso opte pela primeira, abre-se uma nova carta para substituir a carta comprada. Essa rodada segue até que o último jogador compre sua quarta carta. Cada carta tem a pontuação de cada ingrediente, então fique atento para buscar sempre bons ingredientes para suas receitas, além de diversificar os produtos em sua mão.

A fase de preparo vem logo em seguida, aqui, abre-se o número de jogadores x 2 de receitas, e os cozinheiros escolhem a receita de acordo com os ingredientes em mãos. Cada receita tem uma pontuação própria também, e existem algumas que lhe darão pontos extras caso use um ingrediente específico. Aqui, tenho que abrir um grande parênteses, pra falar um pouco sobre os cozinheiros disponíveis no jogo. Além de termos referências a figurinhas carimbadas da TV brasileira, temos também inspirações em animes, filmes e séries. Cada um desses personagens apresenta habilidades especiais únicas, além da sua mesa de reserva própria. Essa reserva é uma mão na roda quando se precisa. Caso você precise de um ingrediente que você não tenha na mão, você pode usar os recursos da sua reserva (que não esgotam, mas só pode usar essa solução uma vez por turno). Também é possível usar uma carta virada pra baixo (YuGiOh! feelings) para substituir o ingrediente faltante, porém o valor da carta virada para baixo será 1 ponto somente.

Antes de ir para a fase três, os jogadores somam as pontuações de suas cartas relacionadas às receitas, e movem seus marcadores pela trilha de apresentação. Daí, os jogadores avançaram na trilha de pontos, de acordo com a pontuação feita na apresentação. Quem tem mais pontos na primeira, anda mais na segunda. Fácil, certo?

Agora é a hora do tõmpeiro, e aqui é uma ótima oportunidade de ganhar uns pontinhos extras caso você tenha ficado para trás na etapa anterior. Aqui, sorteia-se os marcadores de tempero, e também utilizando o adorado draft do Rafael Coelho, os chefs selecionam os seus temperos, dentre eles, cebola, pimenta, sal, cheiro-verde e alho (caso esteja jogando a expansão). os jogadores pontuaram 2, 5 ou 7 pontos de acordo com o seu tabuleiro individual. E aqui, meus Nobres, temos o nosso famoso pulo do gato. Esses temperinhos são dupla face, então, após comprar os seus, você pode verificar o outro lado do seu marcador, e se você conseguir montar a sequência que vai lhe pontuar melhor, basta virar o marcador com o mísero  custo de uma carta de sua mão.

Feito tudo isso, você acrescenta seu prato em um dos quatro espaços do seu fogão. Se as bordas das receitas combinarem com as do fogão, você ganha ponto extra no final. E se você tiver os temperos conforme os desenhos nas trempes, você ganha uma carta da pilha.

O jogo segue essa dinâmica por quatro rodadas, e ao final, o cozinheiro com mais pontos leva pra casa o troféu de vencedor. Não posso deixar de citar as pontuações especiais de Prato Saudável e Desperdício Zero, que podem lhe dar um boost na sua pontuação final.

Tá na Mesa é um jogo simples, mas de uma complexidade que agradará até mesmo os jogadores mais experientes. É um jogo muito bacana e made in Brasil. Se você tá procurando um jogo pra toda a família, ou para seus amigos tryhard, Tá na Mesa é uma ótima pedida. O pessoal daqui de casa simplesmente adorou esse game, e minha mãe tá sempre pedindo pra jogar ele de novo. Além de trazer uma temática muito popular, o desenrolar do jogo é muito divertido e desafiador, e vai sempre ter aquela virada de olho ou o “uuuuh” quando alguém pega o ingrediente ou receita que você tanto desejava.

Então meus Nobres Leitores, esse foi um breve resumo desse joguinho BR bem maneiro que descobri por acaso e super recomendo. Se você já jogou, ou tem interesse, deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *