O Mercado de Tsukiji é o maior mercado atacadista de peixes e frutos do mar do mundo e também um dos maiores mercados atacadistas de comidas de qualquer tipo. Este mercado localiza-se em Tsukiji, no centro de Tóquio. Enquanto o centro do mercado é restrito ao acesso dos visitantes, o mercado de varejo, restaurantes e lojas de materiais de restaurantes do lado de fora permanecem uma grande atração turística para visitantes japoneses e estrangeiros.

O mercado lida com mais de 400 tipos diferentes de frutos do mar, de algas baratas ao caviar mais caro, de pequenas sardinhas a atuns e, infelizmente, espécies de baleia. No total, mais de 700 mil toneladas de frutos do mar são manipulados todos os anos nos mercados de frutos do mar em Tóquio.
E é nesse grande mercado em que se passa o jogo Tsukiji, onde os jogadores são donos de restaurantes que enfrenta outros comerciantes em leilões acirrados em busca dos melhores lotes de peixe e frutos do mar, em um japão dos anos de 1930.

Em Tsukiji, seu objetivo é tentar ser o comprador mais bem preparado, sendo capaz de influenciar as oscilações dos preços e fazer as melhores compras, para terminar o jogo com o conjunto de Cartas de Produto mais valiosas para o seu restaurante.

A cada rodada, são revelados lotes de produtos disponíveis no mercado onde temos Camarão, Vieiras, Salmão, Polvo, Baiacu e Atum. Podem ser reveladas também as cartas de Takusan, que seriam uma espécie de coringa, e até mesmo cartas de Yakuza, que lhe cobrarão uma pequena taxa para proteger o seu negócio. Reveladas as cartas, os jogadores avaliam cada um dos lotes disponíveis e depositarão seus Tíquetes de Avaliação secretamente. Cada lote de cartas deverá ter um Tíquete de Avaliação de cada jogador. Esses tíquetes representam o interesse de cada jogador sobre cada lote e também são as principais ferramentas para a manipulação dos preços e oscilações de mercado de Tsukiji. Então, use sabiamente. Depois de todos os jogadores depositarem seus tíquetes, soma-se os valores dos mesmos e obtemos o valor de cada lote na Tabuleta de Preços. Em seguida, cada jogador adquire seus produtos de interesse para seu restaurante. Ao final do jogo, o jogador que terminar com mais dinheiro, após a conversão dos seus produtos, vence a partida.

Vale ressaltar que os criadores desse jogo criaram algumas variantes para aumentar a rejogabilidade e a estratégia do game. Temos o Restaurante Diversificado (onde tem-se pelo menos 3 cartas de cada produto), Restaurante Especializado (o jogador deve ter pelo menos 8 cartas de um mesmo produto), Restaurante Popular (mais cartas de produto com a pior cotação) e Restaurante Seguro (mais cartas de Yakuza).

Esse jogo entra para nossa lista de jogos com a temática de Economia e na lista de jogos históricos. É um Card Game de ação simultânea, mas que pode ser jogado com a criançada também. É um game muito divertido e que pode ser jogado pela galera casual ou pelos tryhard aquecidos para coisas mais pesadas.

Então galera, esse foi um breve resumo de um jogo que me despertou um grande interesse e que eu estou querendo muito na minha coleção. Se você jogou essa belezinha, deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *