Quando um jogo já aclamado ganha uma QUARTA edição, caindo cada vez mais nas graças das mesas de jogadores de todo o mundo, pode saber que o jogo tem nome, tem qualidade! Este é Twilight Imperium, Quarta Edição! Vocês já devem ter visto ele por aqui na nossa lista de 5 Jogos para se jogar no Dia da Toalha.

Em Twilight Imperium você comanda uma dentre 17 facções, lutando por controle da galáxia neste jogo de guerra espacial para até 6 jogadores. Como cabeça de uma das facções lutando por controle nesta galáxia, você vai tomar decisões que mudam a cara do jogo constantemente.
Cada jogador tem diversos tipos de naves espaciais diferentes, podendo construí-las em seus portos espaciais, crescendo sua frota. A todo momento, você e outros jogadores estarão perseguindo os mesmos objetivos, que muitas vezes envolvem a conquista de diversos planetas ou até mesmo a destruição de tropas espaciais ou terrestres em condições específicas.

Ironicamente o que acaba acontecendo, é que quem está mais bem armado e preparado para o combate, acaba combatendo menos. “Mas como assim, caro Bruno!? Isso não faz nenhum sentido!!”, calma que eu explico, jovem gafanhoto. “Si vis pacem, para bellum”, como diz o antigo provérbio em latim: se quer paz, prepare-se para a guerra. Em TI4 (agora que somos íntimos), este provérbio vibra o tempo todo. Ninguém quer entrar em batalhas que vão perder, portanto, ninguém acaba mexendo com o “fortão” da parada. Aquele que tem o maior poderio bélico acaba podendo exercer sua influência de forma… digamos, amigável pelo mapa da galáxia. Veja bem, uma situação constante deste jogo é que os jogadores podem fazer acordos e trocas com outros jogadores livremente em seus respectivos turnos.

Isto me leva ao meu ponto preferido nesse jogo: a política. O jogo de TI4 acontece com estas trocas constantes, podendo negociar acordos de paz, dominância de planetas, e até ceder habilidades especiais da sua facção para outro jogador, tudo em trocas de mútuo acordo. O jogo tem até mesmo uma fase específica para passar leis em uma espécie de “senado”, com votações que dependem dos níveis de influência sob controle de cada jogador. O que acontece é que de forma natural os jogadores começam a exercitar suas influências políticas e isso é tão significativo e pode mudar o curso da partida a todo momento. Todo mundo acaba indo pra cima daquele jogador que disparou na frente, isto é, se ele não souber gerenciar a política inerente ao jogo.

Ao mesmo tempo que isso tudo acontece, se você é daqueles jogadores que gosta de evoluir sua civilização, esse jogo tem isso também! As suas naves podem ser melhoradas e você pode adquirir diversas tecnologias que te dão novas opções malucas de como manipular o jogo a seu favor. Os objetivos muitas vezes estão alinhados a estes avanços tecnológicos, não obstante a raça com maior “winrate” é justamente uma raça focada em tecnologias!
Esta grande variabilidade nas opções de jogo tornam cada partida única! Suas opções o tempo todo são MUITO variadas, já começando na escolha de raça (SÃO 17!!), e vão se intensificando ao longo da partida. À medida que cada jogador faz suas jogadas, tanto concretas quanto políticas e de influência ali na vida real, você conversando cara a cara com os outros jogadores, a história da partida vai se desenrolando em um jogo muito humano e inesquecível.

Para dar tempo disso tudo acontecer, no entanto, é necessária uma longa partida com vários jogadores, este sendo potencialmente um dos únicos defeitos deste JOGASSO! Uma partida pode demorar MAIS DE 6 horas, facilmente. Mas com grupos onde não existe muito AP, este tempo cai drasticamente e as partidas ficam bem mais fluidas e interessantes!

Conta ai pra gente das suas melhores – ou piores hahaha – experiências jogando TI4! Esse jogo gera cada história que meu deus!

Pontuação:

Arte e Componentes: 8/10
Sorte: 5/10
Complexidade: 7/10
Rejogabilidade: 10/10
Estratégia: 9/10

Nota Final: 9.5/10

One thought to “Twilight Imperium 4ª Edição: Guerrear ou não?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *