Saudações, Nobres Leitores. Seguindo aqui com a nossa série de Grandes Jogos em Pequenas Caixas, hoje falaremos do Veneno, jogo em que aquele com menos pontos vence.

Criado originalmente com o nome de Friday the 13th, ou Sexta-Feira 13 para aqueles não tão chegados ao verbo “to be”, por um dos meus designers favoritos: Reiner Knizia, o criador do meu amado Schotten Totten e de outros grandes jogos como Amum-Re e Tigris & Euphrates, Veneno chegou ao nosso Brasilzão pela editora O Capturador. O objetivo do jogo é bem simples: terminar a partida com a menor quantidade de pontos possível. E isso meus amigos, no melhor estilo “dedo no olho” que muitos de nós adoram.

A dinâmica aqui é bem fácil, há três recipientes (caldeirões na versão fantasia) na mesa, e a cada rodada, os jogadores se alternam adicionando cartas nesses recipientes. Mas há duas condições para tal. A primeira é que, depois de adicionar uma carta a um recipiente, ele passa a “ser daquela cor”. Isso quer dizer que só poderão ser adicionados nesse local cartas daquela mesma cor, com exceção das cartas de veneno. A segunda condição é que, se um jogador coloca uma carta em um recipiente e a soma dos valores das cartas ultrapassem 13, o jogador pega todas as cartas daquele local, exceto a última jogada, e à coloca numa pilha com a face para baixo ao seu lado. Caso a soma das cartas seja exatamente 13, segue normal até que o valor seja ultrapassado. Nenhum jogador pode consultar suas pilhas de cartas voltadas para baixo e nem as dos coleguinhas. Os jogadores se alternam até que a última carta seja jogada. Daí, encerra-se aquela rodada, conta-se os pontos e seguem para a próxima. O número de rodadas será igual a quantidade de jogadores. E na contagem de pontos, tem uma sacada genial do Mestre Knizia: o jogador que tiver a maior quantidade de cartas de uma das três cores, descarta todas as cartas daquela cor, o que diminui e muito sua pontuação. Essa regra não se aplica às cartas de veneno. Conta-se então os pontos da seguinte forma: 1 ponto para cada conjunto de 3 cartas, independente da cor das mesmas, e 2 pontos para cada carta de veneno. E como dito anteriormente, vence o jogador com a menor quantidade de pontos.

Meus caros amigos, esse foi um breve resumo do um jogão em uma pequena caixa, e se você você já jogou ou já ouviu falar, deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

One thought to “Veneno – Pequenas caixas, grandes jogos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *