Você que vem acompanhando esse blog maravilhoso provavelmente já tem um ou outro jogo na sua estante, ou já tem um armário cheio deles. Mas se você caiu de paraquedas aqui ou só joga na casa dos seus amigos, fica tranquilo. Hoje nós vamos falar sobre como montar uma coleção de jogos para você se divertir com seus amigos e família.

1- Jogue

Pode parecer até meio óbvio mas, para conhecer novos jogos, nada mais importante do que jogar. Saia da sua zona de conforto e jogue com vontade. Experimente mecânicas diferentes, temas, editoras e designers diferentes. Experimente um Vital Lacerda (alô Vital responde eu no insta), mas vá também Klaus Teuber. jogue Azul, Dixit e Catan mas, dê uma chance ao Twilight Imperium ou Luna. Jogue Ameritrash e Eurogame, não importa sua tribo, o importante é jogar. Assim você encontra algo que goste sem medo de ser feliz.

2- Compre algo que vá ver mesa

De nada adianta você gastar uma nota num jogo e ele sequer chegar a encostar na sua mesa. Então pense muito bem antes de investir seu suado dinheirinho num jogo. Compre um jogo que tenha uma boa rejogabilidade e que não vá ficar empoeirando no alto do seu armário. Pense bem: Vale a pena eu comprar um jogo só por ser bem comentado ou hypado? Vou jogar isso daqui mais do que uma vez por ano?

3- Leve em consideração os jogos dos seus amigos

Se seu amigo já gastou uma nota comprando um Power Grid, por quê diabos você também vai comprar um sendo que vocês jogam juntos sempre? “Ah mas e se eu quiser levar para uma viagem?” Muito simples, peça emprestado ao seu amigo. Pode parecer bobagem mas, nesse caso vale a pena economizar. Assim, ao invés do seu quórum ter dois jogos iguais, quem sabe você não investe essa grana num Sagrada ou num Takenoko?

4- Se livre dos seus jogos parados.

Com certeza, assim como eu, você comprou um jogo meio de supetão, ou gostou tanto do jogo que acabou comprando uma cópia, e agora ele está lá parado te observando no meio da noite lhe chamando. Se você também tem esse problema, a única solução é trocar ou vender esse jogo. Dessa forma, você vai abrir espaço na sua estante (toca Pitty ai rapaziada) e ter fundos para uma nova aquisição.

5- Evite os “Jogos Ruins”

Convenhamos, existem jogos ruins. Pode ser que esse ou aquele tenham um espaço no seu coração, mas tem jogo ruim e isso é fato. Inclusive, abro um parênteses aqui para lembrar a vocês para ouvir nosso podcast. Voltando ao assunto central desse artigo, nem sempre um jogo que é maravilhoso na cabeça do seu designer vai funcionar no mundo real. Se um jogo não agradar, ninguém vai querer jogar. Então pense bem antes de investir sua grana em um jogo desagradável.

6- Diversifique

É importante você estar preparado para várias situações. Seja para uma noite a dois, ou um encontro de galera, é legal ter um jogo que atenda a vários tipos de “mesa” diferentes. Tenha um party game ali para quando for comemorar seu aniversário, e um joguinho ali para um x1 com sua cara metade. Não tenha medo de ser feliz. Você pode ter jogos abstratos ao mesmo tempo em que tenha um jogo com temática bem definida e miniaturas bem bonitas.

7- Pesquise

Por fim, é importante pesquisar muito bem o preço de um jogo antes de comprá-lo. Gaste muito tempo no google, na ludopedia, na Amazon ou em sites como Promobit e Pelando para encontrar sempre os melhores preços. Assim, você pode achar jogos excelentes num preço muito mais abaixo do que o comum. Se você não for uma pessoa ansiosa, espere um pouco até a Black Friday ou algumas promoções de rebaixa de preço. Sua espera será recompensada.

Então meu povo, essas são algumas dicas para se ter e manter uma coleção de jogos de tabuleiro. Tem alguma dica a mais? Deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

One thought to “Como montar/construir uma coleção de bgs”

  • David Pessoa

    Comecei minha coleção há pouco tempo. Os primeiros jogos que comprei foi através de um anúncio num grupo de whatsapp sobre boardgames. Sempre tem alguém por lá vendendo um jogo ou interessado em trocas. É uma boa opção pra comprar: a pessoa anuncia, aí vou pesquisar pra saber se o preço está bom. Se estiver, entro em contato com a pessoa que está vendendo 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *